Ceramica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1337 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Produtos Cerâmicos para Construção:
Existe uma grande variedade de aplicações da cerâmica na construção civil, devido a sua boa resistência, baixo custo e facilidade de moldagem. Entre o materiais que são aplicados a construções estão:

- Materiais Cerâmicos Comuns:
São os materiais de argila propriamente ditos ou cerâmica vermelha. São assim denominados porque seu principal componente é aargila, a qual geralmente contém óxido de ferro, elemento responsável pela coloração avermelhada que é a característica principal desse tipo de cerâmica. Dentre esses materiais ainda se destacam:
Tijolos e Blocos: São materiais que servem para dividir compartimentos ou vedá-los. Quando sobrepostos e rejuntados formam o que se chama de alvenaria.
Telhas: São os materiais cerâmicos usados naconfecção de coberturas. Na fabricação das telhas são usados o mesmo processo e a mesma matéria-prima dos tijolos comuns. A diferença está na argila. As telhas devem apresentar bom acabamento, com superfície pouco rugosa, sem deformações e defeitos (fissuras, esfoliações, quebras e rebarbas) que dificultem o acoplamento entre elas e prejudiquem a estanqueidade do telhado.
Tijolos e Telhas Especiais:São materiais de melhor qualidade usados quando se tem em vista a boa aparência, sobretudo nos casos em que não se pretende fazer revestimento posterior.
Ladrilhos: São materiais cerâmicos prensados a seco e cozidos a 1300 C, com certo grau de vitrificação e espessura em torno de 5 a 7 mm. São empregados no revestimento de pisos e paredes.
-Materiais Cerâmicos de Alta Vitrificação:
Os materiaiscerâmicos de alta vitrificação podem ser divididos em materiais de louça e materiais de grés cerâmico.
Materiais de Louça: Os materiais de louça caracterizam-se por sua matéria-prima quase isenta de óxido de ferro, ou seja, as “argilas brancas”, onde se substitui o óxido de ferro por caulim quase puro. Os principais materiais de louça são os azulejos, os aparelhos sanitários e as pastilhas.Material de Grés Cerâmico : Os materiais de grés cerâmico são fabricados com argila bastante fusível, ou seja, com muita mica ou com pequena porcentagem de óxido de ferro, e passam por um processo de alta vitrificação.
Materiais de Cerâmica Refratários : São materiais que possuem ponto de fusão elevado e, consequentemente, não se deformam quando expostos a altas temperaturas. São feitos comargila refratária, que é uma argila mais pura, rica em silicatos de alumínio e pobre em óxido de cálcio (material expansivo) e óxido de ferro (fundente).
Processamento de cerâmicos
A maioria dos produtos cerâmicos tradicionais e técnicos é fabricada por uma compactação de pós ou partículas, tendo como resultado peças com a forma pretendida, as quais são posteriormente aquecidas a uma temperaturasuficiente para ligar as partículas entre si. As matérias primas desses produtos variam de acordo com as propriedades exigidas para a peça final para produtos cerâmicos aos quais não se exigem propriedades “críticas”, o processo habitual consiste na mistura dos ingredientes com água, como os tijolos tradicionais.

Conformação:
Os produtos cerâmicos obtidos por meio da aglomeração de partículaspodem ser enformados através de grande variedade de métodos, predominando os processos de conformação a frio. Os métodos de conformação cerâmicos geralmente utilizados são a prensagem, vazamento de suspensão e a extrusão.
Prensagem unidirecional a seco:
Utilizados geralmente para formar materiais resistentes a alta temperaturas, é constituído de uma mistura de pós ou grânulos com pequena quantidadede água, sendo submetida a uma compactação uniaxial no interior de uma matriz de forma a atingir a forma pretendida.
Prensagem isostática:
Neste processo o pó cerâmico é colocado no interior de um contentor flexível e estanque, o qual por sua vez é colocado em uma câmara com fluido hidráulico aplicando-se uma pressão. Após isto é colocado no interior de um molde para prensagem isostática. A...
tracking img