Ceramica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1054 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A preparação da massa cerâmica constitui-se na primeira fase no processo produtivo de revestimentos cerâmicos. Isto se deve a necessidade de que a massa preparada propicie a granulometria, morfologia e umidade adequadas para uma boa fluidez durante o preenchimento da matriz de compactação. A rigor esta etapa consiste basicamente na granulação da massa cerâmica. O processo de granulação pode serdefinido como a aglomeração intencional de partículas finas pela adição de água ou solução ligante, para formar aglomerados de tamanhos controlados denominados de grânulos [6]. Existem diversas formas de se realizar o processo de granulação de pós finos [6-10]. Entretanto, no setor de revestimentos cerâmicos esta etapa é tradicionalmente feita por dois processos distintos denominados de processovia úmida e processo via seca [5, 11].
No presente trabalho será dada ênfase ao processo via seca. Isto se deve ao fato de que este processo tem despertado nos últimos anos grande interesse no setor de revestimentos cerâmicos. Ressalta-se, ainda, que cerca de 53% da produção brasileira de revestimentos cerâmicos é obtida através do processo via seca [12]. Tal processo pode ser usado na preparaçãode massas de base branca, como o grês porcelanato, e também em massas de base vermelha para monoqueima rápida de pisos [13, 14]. Além do mais, este processo é de alto interesse prático uma vez que reduz custos e minimiza impacto ambiental, quando comparado com o processo via úmida (spray dryer).
O processo via seca consiste basicamente na moagem a seco das matérias-primas, seguido pela granulaçãodo pó fino [15, 16]. Na etapa de moagem são usados moinhos que permitam a obtenção de fina granulometria com elevada superfície específica, que favoreça a gresificação da massa durante o processo de sinterização. A granulação é realizada geralmente em granulador de forma senoidal com adição de água. As partículas umidificadas tendem a aglomerar-se em torno de um núcleo para formar grânulosmaiores. A aglomeração é causada principalmente pela coesão entre as camadas de umidade que encobre as partículas. Assim, os grânulos são compostos de partículas primárias ligadas entre si por meio de forças superficiais e pontes sólidas. As forças superficiais são forças de Van der Waals ou eletrostáticas entre as partículas, ou ainda forças de capilaridade devido à presença de líquido dentro dogrânulo. Além disso, a ação mecânica de turbulência no granulador aumenta os contatos entre as partículas, que influencia a taxa de formação dos grânulos. A quantidade de umidade dos grânulos apropriada para a operação de prensagem é ajustada em secador de leito fluidizado. Os pós granulados por via seca têm características tecnológicas próximas daqueles obtidos por via úmida [11]. Apesar de suaimportância industrial, a etapa de preparação da massa tem sido pouco estudada no Brasil. Existe uma lacuna na literatura sobre a preparação de massas para revestimentos cerâmicos formuladas com matérias-primas nacionais, principalmente grês porcelanato.
O objetivo principal deste trabalho é a caracterização física de uma massa cerâmica para grês porcelanato, preparada pelo processo de granulação viaseca. O comportamento de compactação da massa granulada foi investigado.
2.1 Descrição do Processo de Fabricação de Revestimentos Cerâmicos
- Seleção de Matérias-primas: Nesta etapa são selecionadas as matériasprimas
que vão compor o produto, a fim de que se obtenham as
características desejadas e se possa efetuar melhor o controle do processo
produtivo. Sendo a primeira etapa do processo esubseqüente às atividades
de formulação e projeto do produto, permite que se venha a traçar o
comportamento do processo produtivo.
- Moagem: Nesta etapa as matérias-primas são moídas em moinhos de alta
alumina, com a adição de água, para que a formulação se torne homogênea.
O líquido resultante deste processo é denominado barbotina;
- Atomização: É a retirada da água da barbotina, tornando-a...
tracking img