Cera Perdida

Páginas: 5 (1036 palavras) Publicado: 14 de dezembro de 2013
Equipamentos Utilizados
Molde Metálico
 É o dispositivo no qual o metal fundido é colocado para que se obtenha a peça desejada. é moldado sobre o modelo que, após retirado, deixa uma cavidade com o formato da peça.
Misturador
Os Misturadores são constituídos por uma pequena cuba, cujo fundo é constituído por placas intercambiáveis de fundição dura, e no qual um ou vários rolos oucilindros de superfície lisa ou com canais girando sobre a areia exercem uma ação de compressão e mistura.
No caso do processo de fundição por cera perdida ele também é o local onde a parafina é derretida e misturada ao breu. Quando a parafina esta no estado líquido, é adicionado o breu. Para garantir que não haja inclusões nas peças finais, deve-se garantir que a mistura (parafina + breu), estejalimpa, e homogeneamente derretida e misturada.
Injetora
Onde são colocadas as ferramentas, que nada mais são do que o negativo das peças originais, a cera é injetada na ferramenta onde permanece o tempo suficiente para garantir a desmoldagem, o tempo que a cera permanece na ferramenta, é calculado visando maior produtividade com máxima qualidade.
Espátula Aquecida
A espátula aquecida é utilizadana ligação da camada superficial do canal de alimentação derretida com a base do canal de modelos. Quando a cera do canal de alimentação se solidifica as peças ficam “soldadas” formando o que é chamado de cacho.
Tanque de Imersão
No tanque de imersão são realizados os seguintes processos:
Realizados antes da passagem pelo forno:
Lavagem: O cacho é mergulhado em uma solução de água edesengraxante, e posteriormente emergido somente em água, garantindo dessa forma, que não fique nenhum tipo de sujeira na superfície dos modelos, e um ótimo acabamento no produto final.
Banho Cerâmico: cachos são mergulhados em uma lama cerâmica que tem sua viscosidade controlada e antes que a lama seque o cacho é banhado em uma areia fina que reveste toda a superfície das peças. Esse cacho fica secandodurante cerca de três horas até que possa receber o próximo banho de lama. A cada banho subsequente a viscosidade da lama aumenta, assim como a granulação da areia. No total são oito imersões, e a partir do segundo banho de lama, o cacho passa a ser imerso em um tanque de areia e não mais é banhado como na primeira fase.
Realizado nas operações de acabamento:
Banho a óleo: As peças são banhadasem um óleo, que se deposita sobre elas criando uma película protetora contra corrosão.
Forno Industrial
O forno é especialmente projetado para desparafinação e derretimento da cerâmica. Os modelos são aquecidas eletricamente e operados abaixo do ponto de ignição da cera durante desparafinação. Os fornos têm uma fuga de aço inoxidável aquecida no fundo do compartimento do forno, semelhante a umfunil. As grades de aço inoxidável no fundo podem ser removidas para limpeza. Para evitar o descarregamento a partir de cera de ignição, há um recipiente de aço inoxidável apertado sob o forno, como uma gaveta removível para a recolha de cera.
Após a secagem da ultima camada do molde, o cacho segue para um forno industrial que mantém a temperatura e pressão controladas. Os cachos são colocadoscom a abertura do massalote voltada para baixo, permitindo assim que a cera contida dentro do molde derreta e escorra para um recipiente de coleta de onde a cera é reenviada para o início do processo (misturadores). É importante salientar aqui que a pressão dentro do forno deve ser controlada uma vez que esse procedimento evita que a cera expanda e trinque o molde, que ainda não é capaz desuportar esse tipo de esforço.
Forno a Indução
O forno a indução é um tipo de forno de fusão que utiliza correntes elétricas para derreter o metal. Estas correntes são alternadas através de bobinas grandes em torno do cadinho que contém o metal, aquecendo-o e formando redemoinhos que derretem. O metal puro derretido afunda até o fundo, enquanto os contaminantes sobem à superfície, de onde eles são...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cera perdida
  • Cera perdida
  • Cera perdida
  • Cera Perdida
  • Cera perdida
  • Fundição- cera perdida
  • Fundição por cera perdida
  • Aula Fundi o em Cera Perdida

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!