Cera perdida

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1208 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundada em 1999, a Jandinox é uma empresa nacional. É a única empresa nacional especializada em machos cerâmicos de qualquer tipo e tamanho.
Opera em conformidade com a norma ISO 9001:2000.
Esta localizada no município de Jandira, a Jandinox situa-se a apenas 15 minutos da cidade de São Paulo.
O processo:
Recebido o projeto, a empresa manda confeccionar a ferramenta (molde metálico) para ainjeção da cera.
Inicia-se então o processo de preparação da cera, na maioria dos casos é uma mistura de parafina e breu, em certos casos é adicionado à mistura um polímero para que garantir consistência do modelo.
A parafina é colocada no misturador, onde é derretida, quando a parafina esta no estado líquido, é adicionado o breu. Para garantir que não haja inclusões nas peças finais, deve-segarantir que a mistura (parafina + breu), esteja limpa, e homogeneamente derretida e misturada.
A mesma cera que será utilizada para confecção dos modelos, é utilizada para a fabricação dos canais de alimentação. Após a mistura estar pronta para a injeção, retira-se, manualmente, uma pequena parcela desse líquido que é vazado em moldes no formato do canal de alimentação interligado com o massalote,a geometria e o tamanho desses canais variam de acordo com o tipo de peça que será produzido. O restante da cera que está no misturador é encaminhada através de dutos para as injetoras.
Nas injetoras, são colocadas as ferramentas, que nada mais são do que o negativo das peças originais, a cera é então injetada na ferramenta onde permanece o tempo suficiente para garantir a desmoldagem, o tempoque a cera permanece na ferramenta, é calculado visando maior produtividade com máxima qualidade.
Um funcionário devidamente treinado retira o modelo da injetora e realiza inspeção visual, verificando se há rebarbas ou algum defeito aparente.
Os modelos e os canais de alimentação seguem para o setor onde serão interligados. Utilizando uma espátula aquecida, um funcionário derrete uma camadasuperficial do canal de alimentação e rapidamente encosta a base do canal dos modelos, quando a cera do canal de alimentação se solidifica as peças ficam “soldadas” formando o que é chamado de cacho.
Esse cacho segue para a lavagem: primeiro é mergulhado em uma solução de água e desengraxante, e posteriormente emergido somente em água, garantindo dessa forma, que não fique nenhum tipo de sujeira nasuperfície dos modelos, e um ótimo acabamento no produto final.
As peças lavadas seguem para o setor de fabricação do molde. Esse ambiente tem a temperatura e a umidade relativa controlados, para que a cerâmica tenha as características necessárias garantidas. Os cachos são mergulhados em uma lama cerâmica que tem sua viscosidade controlada e antes que a lama seque o cacho é banhado em uma areiafina que reveste toda a superfície das peças. Esse cacho fica secando durante cerca de três horas até que possa receber o próximo banho de lama. A cada banho subseqüente a viscosidade da lama aumenta, assim como a granulação da areia. No total são oito imersões, e a partir do segundo banho de lama, o cacho passa a ser imerso em um tanque de areia e não mais é banhado como na primeira fase.
Adiferença no processo é decorrente do acabamento que se deseja obter no produto final. Na primeira etapa o cacho é simplesmente banhado na areia garantindo assim que a areia não ultrapasse a camada de lama cerâmica depositada sobre o modelo de cera, e nas etapas seguintes, já com uma camada sólida de revestimento, o cacho pode ser imerso na areia com a certeza que não haverá imperfeições na superfície doproduto final.
Após a secagem da ultima camada do molde, o cacho segue para um forno industrial que mantém a temperatura e pressão controladas. Os cachos são colocados com a abertura do massalote voltada para baixo, permitindo assim que a cera contida dentro do molde derreta e escorra para um recipiente de coleta de onde a cera é reenviada para o início do processo (misturadores). É importante...
tracking img