CEPLAS TCS INFANCIA

522 palavras 3 páginas
TCS Infância
Relatório sobre a visita ao CEPLAS

No dia 14 de abril, o grupo de TCS-Infância realizou um trabalho de valorização das diferenças no CEPLAS, Centro Educativo e de Promoção La Salle. Essa é uma instituição de educação infantil filantrópica voltada para o atendimento de crianças de 3 a 5 anos de famílias carentes que residem nas proximidades desse centro.
O CEPLAS apresenta uma equipe variada de profissionais comprometidos e qualificados para lidar com as crianças, como pedagogos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, médicos, psicólogos. Essa equipe, somada à infraestrutura do local, propicia o desenvolvimento artístico e intelectual das crianças. Além dessas áreas, há grande preocupação das educadoras com o ensino de higiene e com apresentação de uma alimentação saudável. Essa última é abordada de forma lúdica pelas cores de frutas, legumes e verduras, como no mês de abril a cor escolhida foi o amarelo, assim foram apresentadas a banana, a batata e a manga. A questão da higiene das crianças, apesar de ser alvo de trabalhos nessa escola, ainda apresenta grande precariedade. Um exemplo disso é o grande número de intervenções dentárias que são feitas em decorrência de cáries. Isso reflete a reduzida atenção de algumas famílias desses infantes tanto com a limpeza bucal quanto com a do resto do corpo.
Outro problema com o qual a equipe da escola, principalmente as professoras e a médica, se depara é a violência contra as crianças. Essa ocorre por agressões físicas e verbais, gerando diversas consequências para as crianças, como dificuldade de socialização e de aprendizado. Quando os profissionais do centro identificam marcas de violência no âmbito físico ou mental, os psicólogos são acionados para amparar a vítima e a família é chamada para conversar com a equipe escolar e esclarecer o ocorrido. Caso seja necessário, é feita a denúncia ao Conselho Tutelar.
Infelizmente, são muito limitadas as vagas oferecidas por esse centro, assim grande parte das

Relacionados

  • TCS Infância : o brincar no processo de humanização na produção de cuidados pediátricos
    383 palavras | 2 páginas