cepal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
A instituição CEPAL é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU) que foi criada em 1948 para auxiliar a região latino-americana no desenvolvimento econômico.
Para o Brasil a instituição CEPAL visa políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico como melhoria na inovação tecnológica, na saúde publica, na educação, na qualificação das empresas em especialnas indústria, entre outras.
É através da produção de conhecimentos que um país cresce, aumentando sua renda e a qualidade de vida das pessoas. Embora o Brasil tenha avançado neste campo nas últimas décadas, ainda há muito para ser feito.
Os focos em destaques um deles é a inovação tecnologica das industrias brasileiras para o crescimento tecnologico do Brasil a partir da decada de noventa, oobjetivo do estudo é fazer uma revisão da literatura brasileira sobre inovação e desenvolvimento a partir da década de noventa, visando “sistematizar o pensamento gerado no Brasil a respeito das características e determinantes do desempenho das empresas atuantes no país em matéria de P&D, geração de tecnologias e inovação em processos e produtos”, com isso os estudos afirmar que o crescimento épassivo e meio imaturo comparado com o avanço da tecnologia em outros paises, os investimentos são baixos e o crecimento meio que "desacelerado", mas por um lado as empresas tendem a aumentar, o recurso natural é um meio bem utilizado que tende a alavancar essa historia, visando uma diminuição de contratados estrangeiros.
O interesse de novas gerações de pesquisadores pelo assunto e, no campoinstitucional, o renovado interesse de instituições públicas, federais e estaduais, assim como o engajamento na realização de pesquisas de instituições que representam os interesses do empresariado industrial. No entanto, analisando e observando, parece-me haver baixa comunicação entre os pesquisadores, esta tende a se dar no interno de pequenos grupos, segundo fronteiras institucionais.
Outra inovaçãoé em relação ao SUS ( Sistema Unico de Saude) varias doenças ainda são o enfoque apesar de todos esses anos do crescimento socioeconomico, a população esta envelhecendo cada vez mais, certas patologias ainda são os maiores riscos de morte em nosso pais acompanhadas sempre de outros problemas, O Brasil encontra-se numa posição epidemiológica intermediária, onde tanto a mortalidade quanto a morbidadepor doenças crônicas e degenerativas cresce de forma gradual, embora ainda sejam altas a mortalidade e a morbidade por doenças infecciosas e parasitárias. As doenças não-transmissíveis câncer, diabetes, cardiovasculares etc. Hospitais superlotados, falta de medicamentos, greves de funcionários, aparelhos quebrados, filas para atendimento, prédios mal conservados são os principais problemasencontrados em hospitais e postos de saúde da rede pública. E como grande parte da polução ainda precisa utilizar este o sistema de saúde brasileira é necessário melhorar para que as pessoas fiquem saudáveis e contribuam para o desenvolvimento para o crescimento de um pais saudavel.
Outro item relaconado com o Brasil é sobre os seus vizinhos relacionados na America do sul, a história mostra que aproximidade geográfica entre países pode provocar antagonismos ou ajudar a promover aproximações econômicas negociadas. Um dos exemplos mais claros nesse sentido é o dos países da Europa Ocidental, embora em outros continentes possam ser identificadas situações semelhantes, mas não com características tão marcantes.
Com os acontecimentos das guerras houve uma aproximação do Brasil com os seus vizinhosque trouxe beneficio ao seu crescimento economico, assim gerou movimentos que isaram um aumento para todos os paises relacionados que acarretaram tambem em dificuldade.
Mas outro assunto que é o Comércio na América do Sul e oportunidades para o Brasil, teve um mapeamnetos das relações comerciais da america do sul - com tal paises Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador,...
tracking img