Cepal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (665 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto


Questão 01

O Governo brasileiro, tendo à frente Getúlio Vargas, criou mecanismos de controle em todos os setores da vida econômica e social. Recebendo o poder da Junta Governativa, nacondição de chefe do Governo Provisório, Getúlio Vargas procurou atender às reivindicações das forças políticas que lhe deram sustentação. Tão logo se instalou o governo, ficaram patentes as divergênciasentre os grupos que subiram ao poder, as oligarquias, que desejavam a democratização do país por meio de eleições livres, um governo constitucional e plena liberdade civil, e os tenentes, que propunhamum governo forte e centralizado, capaz de empreender a racionalização da economia e a modernização das estruturas do Estado.
Estabeleceu os direitos trabalhistas, que chegavam ao Brasil com bastanteatraso, pois já eram conquistas dos operários europeus e norte-americanos. Limitou a jornada de trabalho para 8 horas, criou as férias anuais remuneradas, regulamentou o trabalho de mulheres ecrianças. Criou uma política econômica que diminuía os efeitos da crise mundial de 1929
No campo econômico, o governo estabeleceu uma política cujo objetivo era superar o modelo agrário-exportador, passandoa incentivar a expansão das atividades industriais, abriu linhas de crédito para a instalação de novos estabelecimentos e estimularam a criação de conselhos, companhias e fundações para debater aquestão da industrialização e da produção industrial.
Getúlio Vargas assumiu a presidência com amplos poderes, suspendeu a Constituição, fechou o Congresso e nomeou interventores nos Estados. A maioroposição a essa centralização veio de São Paulo. Em 1932, formou-se uma Frente Única, que lançou a campanha a favor da Constituinte, em 1933, realizaram-se as eleições e em 1934 era aprovada a NovaConstituição, que concedia ao Governo Federal a maior parcela da arrecadação concedia ao Governo Federal.
           A 29 de outubro de 1945, Getúlio Vargas foi deposto pelas Forças Armadas, sob o...
tracking img