Cep - engenharia da qualidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3392 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Avaliação das técnicas de controle estatístico de processo em uma empresa de produção de chocolate e derivados.
Felipe Duarte Silva Fonseca

José Carlos Pereira da Silva Junior

Leiany Duarte Silva de Almeida
leianyduartee@gmail.com
Sheylla Costa Mendes Ladeia de Almeida

Resumo:
O CEP é uma ferramenta de auxilio no processo de qualidade. A idéia principal do CEP, segundo WalterShewhart, é que melhores processos de produção com menos variabilidade propiciam níveis melhores de qualidade nos resultados da produção. Baseado nessa ferramenta foi feita uma visita técnica a uma empresa da região sul da Bahia que trabalha com produtos alimentícios.A empresa visitada foi a Delfi, distribuidora de produtos extraídos do cacau. Foi feita essa visita com a finalidade de se analisar o CEPno processo produtivo. A Delfi fornece produtos para outras empresas que fabricam chocolate, sendo a Nestlé sua principal cliente.Durante a visita técnica o nosso condutor, André, procurou nos mostrar todo o processo produtivo da empresa, como o CEP é utilizado e qual a sua importância dentro da organização. Ao longo do trabalho será mostrado toda a produção da empresa Delfi, e como o CEP éutilizado na mesma. Durante a visita, no primeiro momento, percebeu-se já a utilização de um controle na separação dos grãos. Depois disso, em cada setor havia um controle específico de qualidade, sendo analisado: calor, tamanho, peso, textura, umidade dos grãos, a qualidade desejada do produto para que pudesse passar para o próximo processo, o peso correto, entre outros aspectos que influenciamdiretamente na qualidade do produto final e que tinha como responsáveis os supervisores para cada um desses setores. Foi observado também, que após todo o controle feito durante o processo produtivo foram feitos alguns gráficos de auxílioao CEP.
Palavras-chave: CEP, cacau, chocolate.
1. Introdução
2.1. Controle Estatístico de Processo
A sobrevivência de toda e qualquer empresa estáassociada à produção de produtos de qualidade e com mínimos custos. Partindo dessa afirmação, ao longo das ultimas décadas, onde houve mudanças na forma de produção e a qualidade se tornou algo essencial, várias estratégias para conseguir o equilíbrio entre qualidade e custos foram criadas. A principal estratégia desenvolvida foi o Controle Estatístico de Processo (CEP).
O CEP surgiu a partir de umestudo de Walter A. Shewhart na década de 1920, onde as primeiras mudanças no conceito de produção começaram a surgir. Shewhart em seu estudo buscou avaliar a aleatoriedade dos processos industriais a partir da criação de um sistema pioneiro que observava a variação dos dados de um processo e assim descrever se a variabilidade do processo era mesmo de uma natureza aleatória ou era devido a algumacausa especial.
É possível afirmar que o controle estatístico de processo (CEP) está estreitamente ligado à qualidade. Não é possível atingir níveis adequados de qualidade sem explorar o CEP. Segundo Montgomery (1985), a qualidade pode ser definida como o conjunto de atributos que tornam um bem ou serviço plenamente adequado ao uso para o qual foi concebido.
Segundo Montgomery (2004), o CEP éentendido com uma filosofia de gerenciamento e um conjunto de técnicas e habilidades. Ele elaborou os principais fundamentos para implantar o CEP em uma empresa, são eles: decisão a partir de fatos, identificar as causas e efeitos de uma anormalidade, definir prioridades, administrar a variabilidade do processo, utilizar as técnicas de PDCA (Plan, Do, Check, Action) para uma melhoria continua,identificar onde ocorreu a anormalidade e aplicar ações corretivas e educar, treinar e organizar a mão de obra.
A partir do aprimoramento da tecnologia de informação, com grande disponibilidade de computadores, foi possível difundir as técnicas de CEP. Sabendo-se que a informática garante uma coleta de dados precisa, juntamente com a análise e posterior divulgação do desempenho, o controle do...
tracking img