CENTRO UNIVERSIT RIO DE CARATINGA

946 palavras 4 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE CARATINGA
Licenciatura em Química – 5º Período
Físico-Química III
Relatório de experimento

ESPECTRO DE EMISSÃO DE CORPO NEGRO

Thamyres Medeiros Estefani Vieira

PROFESSORA: Denise Souza
CARATINGA-2015

INTRODUÇÃO
O nome corpo negro tem sua origem no estudo da termodinâmica e evidencia a principal propriedade deste objeto hipotético: ele absorve toda e qualquer radiação incidente. Você somente consegue ler um papel porque ele está refletindo boa parte da radiação que nele incide. Caso ele fosse um corpo negro perfeito, seria impossível ler este texto.
Por outro lado, qualquer corpo emite radiação. Isto se dá simplesmente porque a todo objeto está associada a uma certa temperatura, que é reflexo do estado de agitação de suas moléculas. O espectro desta emissão depende de diversos fatores, mas, no caso ideal, depende apenas da temperatura do objeto, sendo portanto chamado de espectro térmico.
Um corpo negro também emite radiação, mas, neste caso, a emissão é perfeitamente térmica e descrita por uma lei bem conhecida da Física: a Lei de Planck. Esta lei (uma das motivadoras da mecânica quântica) nos diz como é distribuída a densidade de energia de um corpo, a uma dada temperatura, em função de a um outro parâmetro que pode ser a frequência. Esta distribuição de energia recebe o nome de Espectro de Corpo Negro.
A Astrofísica aproveitou este conhecimento do seguinte modo: os telescópios medem a intensidade da radiação que chega de uma determinada fonte. Conhecendo essa intensidade e supondo que a fonte possa ser comparada a um corpo negro, podemos estimar quanta energia ela emite na frequência na qual estamos observando. Usando então a lei de Planck, determinamos a

Relacionados

  • SEXUALIDADE
    2441 palavras | 10 páginas
  • Dou diario da uniao
    477708 palavras | 1911 páginas