Centro -oeste

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O Brasil é um paraíso para os amantes da boa cozinha e apesar dos ingredientes básicos serem o arroz, o feijão e a farofa (farinha de mandioca) a gastronomia do país não esta reduzida somente a isto, já que incursiona por todo um mundo de possibilidades.
O texto a seguir mostra um pouco da nossa história gastronômica através dos tempos e as contribuições culturais que recebemosdessa mistura de raças que simboliza o Brasil de hoje.
Convido-lhe que descubra este surpreendente universo de sabores.

Repleta de influências, a cozinha brasileira se iniciou com a mistura entre as culturas indígenas, portuguesa e africana.

Influências dos Índios

No Brasil indígena, bem antes da chegada dos Portugueses, já se conheciam inúmeros produtos cultivados para a alimentação,para produção de bebidas, e condimentos, entre eles o milho, mandioca (para fazer farinha), aipim. Diversas frutas eram utilizadas na alimentação e preparos de bebidas como o caju (que era à base da bebida alucinógeno conhecida como Cauim), além da caça, pesca, e sem dúvidas uma das maiores contribuição dos indígenas na nossa alimentação foram os produtos derivados da mandioca: Farinha de mandioca(um dos produtos mais consumidos no País que se agregou aos pratos de origem africana e portugueses como indispensável ingrediente nos pirões (já que em Portugal não se conhecia a farinha e os pirões eram feitos de miolo de pães), a tapioca (muito utilizada para fazer beiju, mingau, produtos também de origem da culinária indígena).

Influências Africanas

Os Africanos quando foram trazidos parao Brasil, já eram dotados de uma vasta sabedoria na Culinária, alguns dos produtos que podemos destacar como marcantes na influência da culinária brasileira, o Azeite de Dendê, é sem dúvida uma das maiores contribuições para a comida brasileira, é indispensável em inúmeros Pratos Típicos do Brasil tanto diretamente, como ingrediente, como indiretamente na confecção deles. Pratos tipicamentebrasileiros como a feijoada fruto da adaptação do negro as condições adversas da escravidão que com sobras de carnes juntamente com a sabedoria da culinária africana, já que vários foram os povos africanos que foram trazidos ao Brasil, daí vários conhecimentos culinários, adaptaram-se aquela situação resultando num dos pratos típicos mais apreciados em todo o País. Na Culinária Africana não podemosdeixar de mencionar a utilização de frutos do mar, como parte da alimentação.

Influências Européias

Os europeus, principalmente os Portugueses, contribuíram com diversos tipos de alimento para a formação da culinária, principalmente por serem os maiores conhecedores das técnicas da Agricultura e Criação de animais para servirem de alimentação, são deles que se herdou o costume de ingerir carnecomo de boi, carneiro, porco, bode, também contribuíram muito com todos os subprodutos oriundos de criação de animais, como o leite, a fabricação de queijo, requeijão, embutidos, defumados, outra contribuição marcante é na fabricação de bebidas como o licor, fabricação de doces, conservas, dentre outros produtos.
Cada região tem suas comidas ou pratos típicos que caracterizam a culinária.Centro-Oeste – Natureza Pródica
A região é privilegiada pela natureza: de um lado os chapadões e a vegetação típica do cerrado, de outro, o Pantanal, santuário ecológico, Patrimônio Natural da Humanidade e reserva de biosfera mundial pela UNESCO. Maior planície alagável do planeta, nos rios pantaneiros já foi contada 242 espécies de peixes.
O isolamento do Centro- Oeste sempre foiimenso. Durante dois séculos e meio de sua história, não havia Brasília, nem asfalto entre Campo Grande e Cuiabá, nem soja no cerrado
O marco dessa região é a construção de Brasília, na década de 1960, impulsionando o desenvolvimento da região. O belo ousado projeto arquitetônico, assinado por Oscar Niemeyer e Lúcio Costa resultou em um perfil único de cidade no país.
As...
tracking img