CENTRO GEORGE POMPIDOU

3686 palavras 15 páginas
CENTRO GEORGES POMPIDOU
1. INTRODUÇÃO

O centro Georges Pompidou é um complexo artístico fundado em 31 de Janeiro de 1977 pelo arquiteto italiano Renzo Piano e pelo arquiteto Britânico Richard Rogers e é hoje uma das obras mais visitadas da França.
Em seu interior, o complexo abriga o museu de arte moderna (maior museu da Europa), bibliotecas, teatros e agora também abriga o atelier Brancusi, com esculturas do artista romeno Constantin Brancusi. Já seu espaço externo é uma grande praça plana e livre, muito utilizada para eventos urbanos.
Com uma arquitetura inovadora e de alta tecnologia para a época, a obra se destaca por toda sua estrutura exposta ao público sendo possível ver as instalações hidráulicas e elétricas, elevadores e escadas rolantes, esses todos com uma cor diferente para haver mais destaque.
A ideia da criação do projeto surgiu com um concurso criado pelo então presidente da França Georges Pompidou e contou com propostas de ilustres artistas, como Oscar Niemeyer. Porém os vencedores foram dois arquitetos que eram desconhecidos até então, mas que se destacaram pela proposta arrojada. Segundo Richard Rogers, na época do concurso, o país vivia uma onda de pensamentos revolucionários e busca por mudanças políticas e isso serviu de inspiração para o projeto, que expressou uma inovação na arquitetura moderna. Essa por sua vez, passava por um período de crise e por isso, mesmo com algumas criticas, o centro cultural foi considerado um marco do início da pós-modernidade das artes, sendo muito conhecido e apreciado até hoje por franceses e estrangeiros.

2. FICHA TÉCNICA DA OBRA
Nome da obra: Centro Georges Pompidou.
Localização: Beaubourg, Paris, França.
Data de inauguração: 31 de Janeiro de 1977.
Arquitetos: Renzo Piano e Richard Rogers.
Engenheiros: Ove Arup & Partners.
Tipo de projeto: Institucional.
Status: Construído.
Materialidade: Metal.
Estrutura: Metal.
Implantação do terreno: Isolado.

3. CARACTERÍSTICAS DO PROJETO
Georges Pompidou, o então

Relacionados