Centro de triagem para animais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2493 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEC-SETEC
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE












PLANEJAMENTO DE UM CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES (CETAS).








Aline Ferreira Almeida
Leticia Matos Duarte
Ligia Beatriz de Sousa
Raquel Nunes da SilvaBambuí – MG

2012
MEC-SETEC
CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE








PLANEJAMENTO DE UM CENTRO DE TRIAGEM DE ANIMAIS SILVESRTES (CETAS).Trabalho apresentado como parte das exigências da disciplina de Manejo de Fauna e Flora.
Prof. Rildo Leite.
Alunas: Aline Ferreira AlmeidaLeticia Matos Duarte
Ligia Beatriz de Sousa
Raquel Nunes da Silva






Bambuí – MG
2012
PLANEJAMENTO DE UM CENTRO DETRIAGEM DE ANIMAIS SILVESTRES (CETAS).







O que é CETAS?





Os centros de triagem de animais silvestres são órgãos, vinculados ao IBAMA, responsáveis pelo tratamento e acomodação de animais silvestres oriundos dos mais diversos destinos, como de atropelamentos, proprietários ilegais e tráfico de animais. Os CETAS, como são conhecidos popularmente, atuam em várias localidades doBrasil, inclusive na Zona da Mata mineira. Os animais recebem tratamento adequado e são preparados para uma possível soltura.




[pic]







INTRODUÇÃO








O Brasil comporta um dos maiores contingentes de espécies silvestres do planeta e situa-se entre os maiores do mundo em biodiversidade. Apesar dessa posiçãoprivilegiada, o que se constata é um rápido declínio das populações animais, sendo que 395 espécies animais encontram-se ameaçadas de extinção, ocupando o 2º lugar em número de espécies de aves ameaçadas. As principais causas da diminuição das populações animais é a redução de habitats devido a destruição da cobertura vegetal primária, crescente ocupação humana e a exploração econômica. As outras causassão o tráfico de animais silvestres e a caça. O tráfico de animais é considerado o 3º maior comércio ilegal do planeta, movimentando no Brasil cerca de US$ 2 bilhões ao ano. Estima-se que esse volume possa chegar a até 15% do mercado mundial, e cerca de 38 milhões de animais são retirados anualmente do país. A caça, proibida por lei federal, é praticada em todo o território brasileiro para o consumoe venda de seus produtos e subprodutos, mas principalmente com a finalidade de abastecer o comércio ilícito de animais. Para combater essa prática os órgãos governamentais realizam ações de fiscalização na tentativa de coibir os crimes contra a fauna e apreender animais vitimados ou comercializados ilegalmente. A legislação preconiza que os animais apreendidos sejam prioritariamente soltos, enesse sentido, o centro de triagem visa prestar um atendimento integral ao animal desde a sua recepção até sua destinação final. O centro de triagem é definido como um serviço de recepção de animais silvestres nativos, onde é prestado atendimento médico veterinário com suporte laboratorial e acompanhamento biológico, visando á plena recuperação do animal para primordialmente reintegrá-lo à...
tracking img