Centro de responsabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 PRINCÍPIO DA CONTROLABILIDADE

1.1 VISÃO GERAL

Controlabilidade é uma propriedade importante de um sistema de controle, tendo como característica desempenhar um papel crucial em muitos problemas de controle, tais como a estabilização de sistemas instáveis usando realimentação ou controle ótimo.

O princípio da controlabilidade prevê que um gestor deve ser avaliado de acordo com o queele pode controlar. Os livros textos em contabilidade, geralmente, têm enfatizado o papel do princípio da controlabilidade como base para o desenho de relatórios contábeis gerenciais e de sistemas de avaliação de desempenho.

Atkinson et al. (1995) destacam que a principal aplicação desse princípio é que um gestor não poderia ser responsável pelas receitas, pelos custos e pelos investimentos quenão sejam de seu controle. Merchant e Van der Stede (2003) mencionam que uma das condições para que o controle financeiro possa ser efetivo é que os gestores cujos comportamentos estão sendo controlados sejam capazes de influenciar, de maneira significativa, os resultados esperados.

O atendimento ao princípio da controlabilidade busca evitar que gestores com aversão ao risco assumam o risco defatores incontroláveis, o que poderia afetar negativamente o nível de motivação desses gestores, além de induzir a comportamentos disfuncionais, tais como manipulação de resultados, criação de reservas e miopia gerencial. Além disso, fazer com que os gestores assumam riscos de fatores incontroláveis pode resultar em um custo excessivamente alto para as empresas. No entanto, não se pode afirmar que,na prática, os gestores não sejam também responsáveis pelos fatores incontroláveis, sendo que a quantidade desses fatores incontroláveis não poderia ser muito grande .

Embora represente um tema relevante para o desenho de sistemas de contabilidade gerencial, poucos são os estudos que apresentam uma definição formal do termo “controlabilidade”.
Lambert (2001) afirma que uma variável pode serpercebida como controlável na medida em que as ações gerenciais influenciam a distribuição de probabilidades daquela variável.
Antle e Demski (1988) mencionam que essa definição direciona o foco de controle para os ‘inputs’ (por exemplo, esforço gerencial, decisões de investimento e alocação de recursos) ao invés de ‘outputs’ (por exemplo, medidas de desempenho).
Nesse sentido, para controlarcustos, receitas ou qualquer outra medida de desempenho, que representam os outputs, os gestores deveriam ser capazes de afetá-los por meio de seus esforços e de suas decisões gerenciais (ANTLE; DEMSKI, 1988).

Entretanto, Antle e Demski (1988) apresentam um modelo de agência em que sugerem que noção de controlabilidade seria de fato representada pela capacidade dos gestores de afetarem aprobabilidade condicional dos outputs, isto é, das medidas de desempenho.
Como consequência, qualquer informação de desempenho, ainda que imprecisa ou não perfeitamente controlável, seria útil para os propósitos de incentivo gerencial.

Outra discussão acerca da aplicabilidade do princípio da controlabilidade se concentra em sua validade em ambientes que contenham alta incerteza, em que medidascontábeis de desempenho não seriam capazes de viabilizar esse princípio em situações percebidas como incertas, mas apenas quando houver estabilidade ambiental.

O princípio da controlabilidade aplicado no desenho de um sistema de contabilidade gerencial indica que as práticas gerenciais adotadas pelas empresas deveriam ser capazes de evitar a responsabilização dos gestores por resultadosfinanceiros que não dependam de seus esforços ou que não reflitam a intensidade desse esforço.
As principais práticas de contabilidade gerencial usualmente citada como associadas com esse princípio são: centros de responsabilidade, custo-padrão, preço de transferência, orçamento e medidas de desempenho.

Como resultado final do atendimento ao princípio da controlabilidade está o fato de que os...
tracking img