Centro de referencia especializado em assistência social.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Estágio supervisionado I, do curso de Serviço Social da Fundação Universidade do Tocantins – UNITINS, está sendo realizado no Centro de Referência Especializado de Assistência social- CREAS Palmas- TO, localizado na Quadra 403 Sul, Al.08, APM-11 LT.08 em Palmas e está viculado a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego.

O CREAS faz parte dos serviços da Diretoria deProteção Social Especial, na gerência de Média Complexidade da Secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego de Palmas e tem como objetivo atender os casos de violências física e psicológica, abuso sexual, maus tratos a crianças, adolescentes, mulheres, idosos, deficientes físicos ou qualquer vítima de negligência. A partir da aprovação da nova Política Nacional de Assistência Social –PNAS e da Norma Operacioanal Básica – NOB, o Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) empreendeu esforços no sentido de implementá-la na direção da concretização do Sistema Único da Assistência Social - SUAS, conforme deliberação da IV Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em 2003. A NOB estabelece níveis de gestão para que os municípios acessem recursosfederais na perspectiva de associar gestão e financiamento, definindo requisitos, responsabilidades e incentivos para cada nível de gestão.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, como integrante do Sistema Único de Assistência Social, deve se constituir como pólo de referência, coordenador e articulador da proteção social especial de média complexidade, sendo responsávelpela oferta de orientação e apoio especializados e continuados de assistência social a indivíduos e famílias com seus direitos violados, mas sem rompimento de vínculos, constitui-se numa unidade pública e estatal onde se ofertam serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos nas diversas situações de violação de direitos.

O CREAS, atua no enfrentamento da violência contracrianças e adolescentes, famílias e indivíduos que vivenciam violações de direito por ocorrência de: violência física, psicológica e negligência; violência sexual: abuso e/ou exploração sexual; afastamento do convívio familiar devido à aplicação de medida socioeducativa ou medida de proteção; tráfico de pessoas; situação de rua e mendicância; abandono; vivência de trabalho infantil; discriminação emdecorrência da orientação sexual e/ou raça/etnia; descumprimento de condicionalidades do Programa Bolsa Família e do PETI em decorrência de violação de direitos e outras formas de violação de direitos decorrentes discriminações/submissões a situações que provocam danos e agravos a sua condição devida e os impedem de usufruir autonomia e bem estar.
Devem ser atendidos também adolescentes (as) emcumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.

DESENVOLVIMENTO

A violência sexual contra crianças e adolescentes começou a ser vista como questão pública e enfrentada como problema de cunho social somente apartir da década de 90. Nessa mesma época foi assegurada juridicamente à infância brasileira a condição de sujeito dedireitos, ao memso tempo em que se desvelou a dificuldade de garantir um ambiente justo e protetor para um desenvolvimento integral e integrado. Desde então foram criadas Políticas públicas para o enfrentamento da violência infantil. O CREAS tornou-se um grande aliado de crianças e adolescentes, no combate a violência.

Durante todo o estágio foram detectadas diversos fatores que favore para osurgimento de conflitos na vida de crianças e adolescentes, questões como: violência dentro do ambiente familiar, falta de diálogo entre pais e filhos, evasão escolar, e a falta de condições dignas para a sobrevivência da familia, ocasionando aos adolescentes sentimento . Para atender essas demandas o CREAS, através de sua equipe multidisciplinar trabalha de forma sistemática para enfrentar e...
tracking img