Centro de distribuição

Páginas: 20 (4911 palavras) Publicado: 17 de abril de 2011
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO

INTRODUÇÃO

A globalização, aliada às inovações tecnológicas, acarretou alterações no cenário econômico, político e organizacional, afetando o desempenho das organizações no mercado, que se encontra cada vez mais competitivo. Para sobreviver, nesse mercado em constantes alterações, as empresas buscam o aprimoramento da gestão organizacional, através de estratégias quepossibilitem às mesmas auferirem vantagem competitiva. Dentre as estratégias utilizadas pelas organizações pode-se elencar a utilização de metodologias para avaliação do desempenho das suas atividades logísticas, bem como a repercussão das mesmas no mercado.
A logística surgiu nas organizações militares durante a Segunda Guerra Mundial, através da aquisição e fornecimento de materiais e, desdeentão, vem evoluindo e tornando-se importante estratégia nas organizações como diferencial competitivo. Sua evolução deve-se à crescente inovação tecnológica, busca pela elevação dos lucros, além da dificuldade em estimar o retorno sobre os investimentos e otimizar as operações, através da integração do fluxo de materiais e informações na empresa. Inicialmente, o termo “logística" reportava-seapenas à distribuição física de materiais e, com o passar do tempo, esse conceito evoluiu passando a imperar a integração entre as diversas áreas e envolvidos. A logística visa à redução do tempo entre o processamento do pedido, até a entrega do produto, nas especificações predefinidas, ao consumidor final a um custo razoável, através do planejamento e otimização dos recursos envolvidos, desde queocorra redução dos custos.
Uma questão básica do gerenciamento logístico diz a respeito diz a respeito à estruturação de sistema de distribuição capazes de atender, de maneira econômica, os mercados geograficamente distantes das fontes de produção, oferecendo níveis de serviços cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque, aplicação de técnicas de distribuição, sistemas de informação etempo de atendimento. Com esse intuito, nota-se o crescente interesse das grandes corporações em investir em centro de distribuição. Esses centros são responsáveis pela armazenagem e movimentação dos bens entre o ponto de origem e consumo, e por outras atividades que venham agregar valor aos produtos. O transporte, armazenagem e o manuseio de cargas representam um valor expressivo na cadeia totalde custos logísticos. Em épocas de melhoria continua de processos, onde as empresas buscam incessantemente reduzir custos, almejando resultados financeiros mais favoráveis, torna-se importante analisar as vantagens e desvantagens das diversas estratégicas definidas na utilização dos centros de distribuição. De acordo com algumas definições de Centro de Distribuição (CD), classificam como centrofacilitador especializados, incluído no sistema de distribuição física, com o objetivo de prover o nível de qualidade de serviço desejado pelo cliente ao menor preço possível, outros restringem nos CD, caracterizando como armazém de produtos acabados, para onde são enviados os pedidos de compras de atacadistas e varejistas. de acordo com autores, centro de distribuição é um modelo especial dedepósito, concebido para aumentar a velocidade de circulação de bens e permitir a realização de atividades como consolidação e desconsolidação de cargas.
Nos centros de distribuição, que surgiram como uma evolução dos depósitos tradicionais, a ênfase se da no fluxo dos produtos, em contraste com os depósitos convencionais, que servem como unidades fixas, nas quais a estocagem predomina, sempreocupação com administração interna ou ganhos de produtividade a partir da agregação de valor e circulação constante das mercadorias.
A implementação de centros de distribuição na cadeia de abastecimento surge na necessidade de se obter uma distribuição mais eficiente, flexível e dinâmica, isto é, capacidade de resposta rápida face a procuras cada vez menores, mais frequentes e especificadas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Centro de distribuição
  • Centros de Distribuição
  • Centro de Distribuição
  • – CENTROS DE DISTRIBUIÇÃO
  • Centro de Distribuição
  • Centro de distribuição
  • Centro de Distribuição
  • Centro de Distribuição

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!