Centro da cidade rj

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2238 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Centro é um bairro da Região Central da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Abriga o coração financeiro da cidade.
Apesar de possuir residências, o bairro é eminentemente comercial. Possui desde prédios históricos até modernos arranha-céus.
A história documentada do bairro começou em 1567, quando os 120 portugueses que haviam fundado a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro dois anosantes, no Morro Cara de Cão, se transferiram para o Morro do Castelo, que oferecia melhores condições de expansão[2]. A partir desse morro, a cidade se expandiu nos séculos seguintes, passando a ocupar todo o atual Centro.
Desde 1763, quando a cidade do Rio de Janeiro foi elevada à condição de capital da colônia, até 1960, quando a cidade perdeu a condição de capital brasileira para Brasília[3], oCentro foi o palco de algumas das mais importantes decisões e eventos da história do país. Restos arquitetônicos desse passado persistem até hoje, tendo se convertido em importantes atrações turísticas.
Em 1921, visando à preparação da festa em comemoração ao centenário da independência brasileira, o Morro do Castelo foi derrubado, dando lugar à atual região do Castelo.

Revitalização
Como umtodo, o Centro vem passando por flagrante e rápido processo de valorização e revitalização, desde o final do século XX. Tem recebido crescentes investimentos de empreendedores do mercado imobiliário. Assim, tem-se assistido a um grande número de obras de restauração, reforma e desmembramento de velhos edifícios. Outrora preterido em favor da Zona Sul, voltou a crescer e a receber lojas erestaurantes a partir do final do século XX.
O efervescer cultural e social da noite do Centro, com o advento do polo cultural da Lapa, deu um grande impulso à região a partir do final do século XX.
São também subdivisões do Centro, além da Saara: o Castelo (área localizada junto ou exatamente no local onde ficava o Morro do Castelo, demolido no início do século XX), a Cinelândia (área localizada nasimediações da Praça Marechal Floriano e que tem esse nome devido ao grande número de cinemas que lá existiam até o início dos anos 1970) e a Lapa (área próxima ao Aqueduto da Carioca, famosa por sua vocação boêmia)).

CULTURA
Patrimônio
No Centro, localizam-se alguns monumentos e edifícios famosos, como o Teatro Municipal do Rio de Janeiro, o Chafariz do Mestre Valentim, o Palácio Tiradentes, oPalácio Duque de Caxias, a Biblioteca Nacional do Brasil (fundada por Dom João VI), aEstação Central do Brasil e tantos outros que se destacam na paisagem histórica, arquitetônica e cultural do Rio de Janeiro.
São inúmeras as igrejas históricas localizadas no bairro. Dentre as mais conhecidas, podemos citar: a Igreja de Nossa Senhora do Monte Serreado, anexa ao Mosteiro de São Bento, a Igreja deNossa Senhora do Monte do Carmo, a Igreja de Santa Cruz dos Militares, as igrejas de Santo Antônio e da Ordem Terceira de São Francisco anexas ao Convento de Santo Antônio, a Capela do Menino Deus, a Igreja de Nossa Senhora da Candelária, a Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores, a Igreja de Santa Rita de Cássia, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, a Igreja de Santa Luzia, aIgreja de São José, a Igreja da Ordem Terceira do Carmo, entre outras.
É um bairro de grande interesse turístico, mormente para aqueles que têm curiosidade sobre o Brasil Colônia e o Império do Brasil, pois lá também está o Paço Imperial, de onde Dom Pedro I disse que ficava e a bela casa colonial que é a única edificação das Américas onde morreu uma monarca europeia, a rainha de Portugal DonaMaria I, a louca.
Além de antiguidades, possui também algumas pérolas do Modernismo, como o Palácio Capanema, projetado por Le corbusier, Niemeyer e Lúcio Costa entre outros, com seus azulejos e afrescos interiores de Portinari.
A avenida Rio Branco, antiga avenida Central, é o logradouro que cruza o centro da cidade do Rio de Janeiro, sendo a principal marca da reforma urbana realizada pelo...
tracking img