Centro cultural

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2403 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO ARRASTÃO
Quem Somos
No bairro do Campo Limpo, na cidade de São Paulo dos anos 60, época que surgiam os grandes movimentos religiosos, culturais e políticos, um grupo de mulheres voluntárias se dispôs a ensinar às mães dos bairros vizinhos trabalhos manuais que gerassem algum tipo de renda. Os freqüentes encontros acabaram por originar a dúvida de onde deixar os filhos enquanto as mãesse reuniam.
Foi então que surgiu a idéia do Projeto Arrastão, uma organização social sem fins lucrativos, constituída legalmente no dia 7 de agosto de 1968. Com a filosofia de “não dar o peixe, mas ensinar a pescar”, o Projeto Arrastão se tornou uma grande rede de cidadania baseada nas áreas pedagógica, social e cultural. E tem sete valores bem definidos: coragem e ousadia para ser guerreiro,diversidade para ser agregador, criatividade para sempre gerar idéias, acolhimento para ser um bom amigo, confiança para ser referência, flexibilidade para estar sempre vivo e, claro, uma dose de alegria.
Localizadas na zona sul de São Paulo, as ações do Projeto Arrastão beneficiam uma média de 6.500 pessoas. Não só moradores do Campo Limpo, mas também a população dos distritos de Capão Redondo,Vila Andrade, Jardim Ângela, Jardim São Luís e as comunidades de Taboão da Serra. De peixe em peixe, trabalhamos para que nossa rede esteja cada vez mais cheia.

Nossa Missão
Nossa missão e formar cidadãos capazes de transformar a realidade e o meio que vivem sempre considerando o espírito coletivo de não dar o peixe mais sim de ensinar a pescar.
Nosso Compromisso
É com a formação e ocrescimento das pessoas que constroem as comunidades do campo limpo e de Taboão da Serra, buscando o desenvolvimento integrado e sustentável.
Nossa Essência
O projeto Arrastão é uma rede em movimento que valoriza o potencial de cada um, unindo as inteligências individuais e coletivas, integrando as diferenças, e criando vínculos que se fortalecem em uma trama forte.
Parceiros
Nossos parceiros são todosaqueles que contribuem e apoiam os projetos e programas desenvolvidos pela organização com o objetivo de proporcionar para as crianças, jovens e adultos toda a ajuda necessária para que tenham a possibilidade de criar novos caminhos e construam um futuro melhor.


Área de projetos – Social
A Área Social tem como objetivo promover e facilitar o desenvolvimento local. Para isso, conta comquatro eixos de atuação: Desenvolvimento Social e Cidadania, Qualidade de Vida e Esporte, Empreendedorismo e Geração de Renda e Habitação Social.

O público alvo dessas ações é a comunidade da região do Campo Limpo e entorno, e na cidade de Taboão da Serra. Para atingir diretamente as famílias da região foi criado há dez anos o Programa Cor Arrastão, promovendo uma parceria entre moradores,iniciativa privada e poder público.

Desenvolvimento Social e Cidadania
Minimizar o risco das famílias e comunidades para encontrar soluções para os problemas socioeconômicos e ambientais, através do exercício coletivo de cidadania.
Qualidade de Vida e Esporte
Promover o acesso a informações, reflexões e ferramentas para que pessoas, famílias e comunidades possam conquistar melhores níveis dequalidade de vida, nas suas várias dimensões como saúde, meio ambiente, habitabilidade e cultura utilizando o esporte como ferramenta inclusiva e formativa das ações.
Empreendedorismo e Geração de Renda
Fomentar iniciativas e a gestão de projetos, negócios e carreiras, através de formação e assessoria às pessoas e grupos, articulando saberes e ações internas e de parceiros.
Habitação SocialPromover e estimular as ações de melhorias habitacionais nas comunidades articulando as intervenções físicas, sociais e ambientais.
Habitação Social Promover e estimular as ações de melhorias habitacionais nas comunidades articulando as intervenções físicas, sociais e ambientais.
Pedagogia Social
Crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social participam de programas socioeducativos de...
tracking img