Centro cultural sesc e outros

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1129 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 introdução
O Centro Cultural é um local que promove, produz e divulga cultura, atuando em todas as suas esferas. O Centro tem como principais tarefas estimular a criação artístico-cultural; promover interações entre Arte, Ciência e Filosofia.
O tema trabalhado nessa pesquisa é centro cultural então iremos tratar de avaliar e comentar sobre sua arquitetura bem como concepção volumétrica ,morfologias do terreno, diretrizes do projeto, programa de funções,necessidades e circulação afim de entender como funcionam edificações deste porte.
Centro Cultural Georges-Emile-Lapalme
O Centro Cultural Georges-Emile-Lapalme é um centro que já existia é foi feito uma repaginação de interiores e foi criado um novo conceito na arquitetura e uma mudança significativa em sua fachada hoje oespaço é pontuado por uma série de limites, indicando pontos de transição, trabalhos no solo, paredes e tetos – que são iluminados pelo sistema de iluminação e audiovisual, criando maneiras de passagem que são sedutoras e atraentes aos sentidos. Os espaços foram organizados para animação e shows. Existem aberturas que ligam espaços subterrâneos ao ar livre, bem como claraboias e as obras dosartistas em exposição. A impressão geral é um hall  imenso de cultura, disponível a todos.

Fachada do Centro cultural
A fachada conta com um conceito bem contemporâneo e formas e retas com linhas despojadas fez com que passassem a ser o principal centro de atenção neste espaço urbano onde claramente você observa o quão ele se destaca em meio a outros edifícios do seu entorno .
Os desafiosestruturais significativos, as renovações de interiores e design urbano ao todo ajudou a produzir um trabalho de alta qualidade arquitetônica, com base em um edifício existente. Hoje, o Espace Culturel Georges-Émile- Lapalme introduz o público a uma atmosfera propícia para a descoberta e lazer. • consolidação do Tráfego. • implantação máxima de espaços verdes. • Conservação das estruturas existentes. •Foco principal em transporte alternativo e tráfego de pedestres. • Melhoria da luz natural para o benefício dos usuários.
Implantação

Corte

Ficha técnica:
Arquitetos:MSDL Architectes
Ano:2011
Área construída:7,840 m²
Endereço:Montreal, Quebec, Canadá Montreal Canadá
Tipo de projeto:Cultural
Status:Construído
Materialidade:Concreto e Vidro
Estrutura:Aço
Localização:Montreal,Quebec, Canadá, Montreal, Canadá
Implantação no terreno:Isolado

SESC Guarulhos
 O SESC GUARULHOS deva se impor como signo urbano forte e legívelO terreno, disposto em ligeiro aclive, concentra grande parte de sua vegetação em faixa próxima ao parque. A implantação do edifício busca respeitar essa geografia, assim como, incorporar parte significativa desse verde às áreas do parque, que em processode recuperação, poderá ser ampliado e potencializado sua dimensão pública e urbana.

Fachada I

O projeto se estrutura ao entorno de uma grande Praça de Convivência que, receptora dos fluxos externos, concentra, articula e distribui as diversas e complementares atividades do complexo
 Um sistema de cobertura composto por grelhas metálicas, vidro, extratores de ar e brises reguláveis deproteção solar, filtra a luz natural e serve de coroamento a esse espaço diáfano de mediação entre o ambiente natural e o construído.
Fachada II

As circulações internas, organizadas de modo simples e preciso por rampas, passarelas e corredores debruçados sobre a Praça de Convivência, expõem o movimento dos usuários e reforçam o caráter extrovertido do edifício.
Pensado dentro das prerrogativasfuncionais estabelecidas pelo SESC, o programa assim se distribui:
TERREO (754,50) – na continuidade do passeio público voltam-se para a área de convivência a Central de Atendimento e a Clínica Odontológica (com possibilidade de acesso externo independente). O Espaço Internet, Recreação Infantil e as Oficinas Culturais, abertas à massa verde da praça interna, integram-se a esse espaço lúdico de...
tracking img