Centrifugação

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 30 de março de 2011
Centrifugação
É uma técnica que separa partículas em suspensão (células, organelas ou moléculas) de acordo com as diferentes massas ou densidades. Ela acelera a sedimentação submetendo as partículas em suspensão à força centrífuga até 600.000 vezes a força da gravidade g. É usada para separar um tipo de material de outros e como técnica analítica para medir propriedades físicas (por ex. pesomolecular, densidade, forma e constante de ligação e de equilíbrio) de macromoléculas. Existem dois tipos de centrifugação:
- Centrifugação diferencial: ocorre separação do material celular solúvel do material insolúvel por diferença de massa e densidade. A célula homogeneizada é colocada em um tufo e centrifugada. As partículas mais densas são coletadas no fundo do tubo como um pellet, e asmenos densas permanecem no líquido sobrenadante, que pode ser transferido para outro tubo. Geralmente é usado para purificação de proteínas.
- Centrifugação em gradiente de densidade: ocorre separação de partículas ou moléculas que podem ser semelhantes na forma e na densidade, formando bandas ou zonas de acordo com as diferenças entre massas. As partículas são centrifugadas em solução contendosacarose num tubo e são centrifugados com velocidade controlada, de acordo com as moléculas de seu interesse. Pois o tempo curto ou muito longo pode não ser suficiente ou danificar o material, não alcançando o objetivo da técnica.
Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT
Obtenção de substâncias puras a partir de misturas – USP- Universidade de São Paulo
Como os materiais encontrados nanatureza, na sua maioria, são constituídos de misturas de substâncias puras, por isso, para obtê-las, é necessário separá-las.
Existem muitos processos para separação de misturas, mas o método a ser empregado depende das condições materiais para utilizá-lo e do tipo de mistura a ser separado.Você já pensou em como separar algumas misturas que são encontradas no seu cotidiano?Para isso é necessário, emprimeiro lugar, observar se a mistura em questão é homogênea ou heterogênea, para em seguida escolher o processo mais adequado para separá-la.Os processos mais utilizados para separação de misturas são:
1) Catação, Ventilação, Levigação, Peneiração, Separação Magnética e Flotação, usados na separação de misturas heterogêneas constituídas de dois componentes sólidos.Catação: os grãos oufragmentos de um dos componentes são catados com as mãos ou com uma pinça.Ventilação: passa-se pela mistura uma corrente de ar e este arrasta o mais leve.Levigação: passa-se pela mistura uma corrente de água e esta arrasta o mais leve.Separação magnética: passa-se pela mistura um imã, se um dos componentes possuir propriedades magnéticas, será atraído pelo imã.Peneiração: usada quando os grãos que formamos componentes tem tamanhos diferentes.Flotação: é um processo de separação onde estão envolvidos os três estados da matéria - sólido, líquido e gasoso. As partículas sólidas desejadas acumulam-se nas bolhas gasosas introduzidas no líquido. As bolhas têm densidade menor que a da fase líquida e migram para superfície arrastando as partículas seletivamente aderidas. O produto não desejável éretirado pela parte inferior do recipiente.2) Decantação: usado para separar os componentes de misturas heterogêneas, constituídas de um componente sólido e outro líquido ou de dois componentes líquidos, estes líquidos devem ser imiscíveis. Esse método consiste em deixar a mistura em repouso e o componente mais denso, sob a ação da força da gravidade, formará a fase inferior e o menos denso ocupará afase superior. Quando a mistura a ser separada é constituída de dois líquidos imiscíveis, pode se utilizar um funil de vidro, conhecido como Funil de Decantação ou Funil de Bromo. A decantação é usada nas estações de tratamento de água, para precipitar os componentes sólidos que estão misturados com a água.
3) Centrifugação: é usado para acelerar a decantação da fase mais densa de uma mistura...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • centrifugação
  • Centrifugação
  • Centrifugação
  • centrifugação
  • Centrifugação
  • Centrifugação
  • Centrifugação
  • Centrifugação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!