Centrifugação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (730 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

O objetivo da centrifugação consiste basicamente na separação do mel que envolve os cristais de açúcar em uma massa cozida.
A centrifugação do açúcar é uma etapafundamental para obtenção de um produto de qualidade. O conhecimento das máquinas, equipamentos e técnicas corretas envolvidas é fundamental para obter desta operação o máximo de eficácia, qualidadee segurança.
Os ciclos de operação variam muito, dependendo do tipo de centrifuga, da qualidade da massa cozida, do controle automático das diversas etapas do ciclo, e a qualidade do açúcardesejado.
As condições para uma boa centrifugação, vai da uniformidade dos cristais, quanto mais uniformes forem os cristais e quanto menor for a viscosidade do mel (varia com a pureza)mais rápido será seu escoamento entre os cristais.

2. Centrifugas Continuas
A massa B ou C é “lavada” com água em centrífugas contínuas, o cesto é tipo cônico vertical, operandocom descarga contínua dê sólidos e não são utilizadas na massa A por trabalharem em altas rotações ocasionando a quebra desse tipo de açúcar. A separação centrífuga ocorre no cesto cônico, sobre astelas para filtração. Com a subida da massa sobre a tela, os méis são separados dos cristais de açúcar.
A massa tem um curto tempo de resistência nesse tipo de centrifuga por ele ser pequenoe requerer alta velocidade de rotação, girando a uma velocidade constante e é alimentada por um “fio” continuo fornecendo uma vazão constante de açúcar.
A capacidade de produção vaidepender da altura do cesto, do diâmetro do cesto e da rotação do cesto, que são três fatores que influenciam na superfície de contato com a massa.
O principio de funcionamento de uma centrífugacontinua, é o escoamento da massa cozida através do sistema central continuamente para a centrifugação, distribuída uniformemente e continuamente sobre a tela de separaração do cesto. O mel se...
tracking img