centralização e descentralização

Centralização.

A centralização realça as relações escalares, isto é cadeia de comando. A organização é escrita dentro da premissa de que o individuo (ou cúpula) no topo possui a mais altaautoridade sobre os demais indivíduos que estão abaixo na escala. Um dos integrantes da escola clássica da administração era Henry Fayol.
Fayol considerava a empresa como “um sistema racional de regras eautoridades que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores”, sofrendo críticas como a manipulação dostrabalhadores através de incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Empresas como a Eletrobrás e o SBT recorreram ao modelo de centralização administrativa. AEletrobrás em 2007, antes da centralização, teve um prejuízo de R$ 1,330 bilhão. A centralização administrativa ocorreu no primeiro semestre de 2009 pelo diretor de Distribuição das Centrais ElétricasBrasileiras S/A (Eletrobrás), Flávio Decat de Moura. Enquanto no SBT toda e qualquer decisão passa pelas mãos de seu dono, Silvio Santos.
Organograma da Centralização Administrativa:Vantagens da Centralização.

As decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa.
As decisões mais importantes são tomadas por pessoas mais capazes, sendo elas mais bemtreinadas e preparadas em relação aos que estão nos níveis mais baixos.
As decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais.
A centralização elimina esforços duplicados de váriostomadores de decisão e reduz custos operacionais.
Uniformidade de diretrizes e normas.

Desvantagens da Centralização.

As decisões tomadas na cúpula estão distanciadas dos fatos e das circunstâncias.Os tomadores de decisão no topo da escala têm pouco contato com as pessoas e situações envolvidas.
As linhas de comunicação da cadeia escalar provocam demoras e maior custo operacional.
As...