Centralização/descentralização

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5700 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
VI SEMEAD Estudo de Caso
ADM. GERAL

CENTRALIZAÇÃO x DESCENTRALIZAÇÃO
UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO

Autores:
• Antônio Luís Aulicino, mestre em administração, Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração - FEA, Universidade São Paulo – USP
E-mail: ala@usp.br; alaulicino@yahoo.com

• Eduardo Pinheiro Gondin de Vasconcellos, professor doutor titular daárea de administração, Departamento de Administração da Faculdade de Economia, Contabilidade e Administração – FEA, Universidade São Paulo – USP.

------------------ / / ------------------

CENTRALIZAÇÃO x DESCENTRALIZAÇÃO
UM ESTUDO DE CASO NA INDÚSTRIA DE MINERAÇÃO

RESUMO
O artigo apresenta o processo de descentralização de decisões sobre segurança, saúde e meio ambiente notrabalho em uma empresa do setor de mineração. Inicialmente é feita a abordagem teórica sobre o tema, mostrando o que vem a ser a descentralização como processo, alinhada à estratégia da empresa, a importância da participação dos trabalhadores, a utilização do conceito empowerment e time. Em seguida, apresenta-se o estudo de caso na indústria de mineração, mostrando o trabalho da CIPA - ComissãoInterna de Prevenção de Acidentes que atende a legislação trabalhista e, depois, com a introdução da Comissão do Uso Seguro do mineral da qual somente os trabalhadores participam e os ganhos obtidos pela empresa e pelos trabalhadores.

INTRODUÇÃO

As organizações necessitam nos dias de hoje ser flexíveis para aumentar sua competitividade. Para isso necessitam ter uma estrutura que atendasuas necessidades e que suas decisões fluam numa velocidade para mantê-las competitivas. O trabalho tem por objetivo pesquisar as teorias existentes sobre a centralização e descentralização da autoridade, finalizando com uma aplicação numa indústria de mineração que mostrará a descentralização de decisões quanto à segurança, à saúde e ao meio ambiente no trabalho, comparando duas situaçõesvividas pelos trabalhadores: a primeira quando na empresa havia somente a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, cujas decisões eram tomadas pela empresa, e a segunda com a formação de uma comissão de trabalhadores na produção, além da CIPA, proporcionando ganhos para ambas as partes – empresa e trabalhadores.

REVISÃO DA LITERATURA

A flexibilidade das organizações possibilitacontínuas readaptações dos seus recursos, sejam eles tecnológicos e financeiros, e isso somente é possível se as pessoas que nelas trabalham estiverem preparadas.
A empresa, como um todo, deve estar alinhada em torno das estratégias formuladas, dessa maneira todos se empenharão a atingir o fim proposto. Conforme OLIVEIRA (1999: 51), as estratégias são ações ou caminho mais adequado a serexecutado para alcançar os objetivos e desafios da empresa. As empresas necessitam que as pessoas que nela trabalham se comprometam em atingir os objetivos fixados. Para SENGE (1999: 38), as organizações que realmente terão sucesso no futuro serão aquelas que descobrirem como cultivar nas pessoas o comprometimento e a capacidade de aprender em todos os níveis da organização. Além disso, a estruturaorganizacional deverá estar preparada para atender o alinhamento da organização em torno das estratégias, a fim de que as tomadas de decisões sejam certas e rápidas para a empresa atingir os resultados propostos.
Para MILLS (1993: 117–118), a estratégia de negócios é hoje um dos três fatores que determinam a direção da organização e cuja importância é mais ampla que aquela da estratégiaisoladamente. Em termos específicos, os executivos devem pensar separadamente e depois colocar lado a lado a estratégia de negócios da empresa, sua estrutura organizacional e o comportamento dos seus funcionários (inclusive o deles próprios). A figura 1 mostra os três fatores formando um triângulo. Nenhum predomina; cada um tem influência sobre os outros e sobre a organização e o alinhamento requer...
tracking img