Central de material esteril

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1778 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Noções Básicas de Central de Material Esterilizado
[pic]
Dinâmica e fluxograma do CME:

1. Fluxo unidirecional para os materiais;

2. Limita fluxo de pessoas nas áreas;

3. Conscientização da equipe para reduzir os riscos ocupacionais;

4. Estruturado em zonas conforme o trabalho realizado, com barreira física para garantir a qualidade no processo.


Centro de Material eEsterilização

1. Recebimento;

2. Limpeza;

3. Montagem;

4. Embalagem;

5. Esterilização;

6. Armazenamento;

7. Distribuição.


Limpeza dos Materiais

1. Remoção de toda a sujidade;

2. Redução da carga microbiana natural dos artigos;

3. Remoção das substâncias orgânicas e inorgânicas.

Tipos de Limpeza

1. Manual: os artigos são limpos peça por peça, utilizar água corrente,escovas, detergentes neutros ou produtos enzimáticos, não usar produtos abrasivos, usar sempre E.P.I (equipamento de proteção individual): luvas de borracha, aventais, bota, gorro, protetor facial ou máscara e óculos.

Desvantagens: exposição dos funcionários aos produtos químicos, umidade, aerossóis, ocorrência de ferimentos, disseminação de microorganismos, maior consumo de tempo.

2. Mecânica:lava os artigos por meio de equipamentos que operam em diferentes condições de temperatura e tempo, diminui a exposição dos profissionais aos riscos ocupacionais, reduz o manuseio do material sujo, limpeza adequada e uniforme, otimização dos recursos humanos.

Desvantagens: custo inicial alto e local adequado para a instalação.

Lavadoras mais utilizadas: ultra-sônica, termo desinfetadora,desinfetadoras ente outras.


Produtos de Limpeza:

1. Detergente industrial: limpa a través da redução da tensão superficial, dispersão e suspensão da sujeira;

2. Detergente Enzimático: neutros, não devem causar corrosão, atóxicos, biodegradáveis, fácil de manipulação. São compostos por enzimas, surfactantes e solubilizantes.

3. Desincrostante: devem ser usados em artigos de inox, removemanchas, placas minerais e oxidação.

4. Lubrificantes: lubrifica e protege o instrumental cirúrgico, é permeável ao vapor, calor seco, peróxido de Hidrogênio e óxido de etileno; não é diluído e não precisa de enxágüe.

5. Água oxigenada: limpeza de aspiradores, agulhas entre outros.

6. Água destilada: enxágüe de materiais como frascos de punção lombar, agulhas, seringas ...

7. Álcool:limpeza de material elétrico.


Enxágüe e Secagem:

1. Água deve ser potável e corrente, a secagem depende do tipo de material e pode ser feita com pano limpo e seco, secadora de ar quente ou frio e/ou ar comprimido.


Embalagens:

1. Finalidades:

Manter a esterilidade do produto, protegendo-o das condições de transporte e armazenagem até o seu uso. O atributo que se exige de um sistemade embalagem é a eficácia da barreira microbiana, a qual impede sob condições específicas a migração de microrganismos do meio ambiente para o interior da embalagem.

A embalagem deve: permitir a dissipação do agente esterilizante; a secagem e a aeração; manter a esterilidade; facilitar a apresentação asséptica.

2. Características: ser apropriada para os materiais e para o método deesterilização; proporcionar selagem adequada; proporcionar barreira microbiana adequada; ser compatível e resistente às condições físicas do processo de esterilização ( umidade , tempo ); permitir a adequada remoção de ar; permitir penetração e remoção do agente esterilizante; proteger o conteúdo do pacote de danos físicos; ser flexível; resistir à punções e rasgos; ser livre de furos; ser livre deingredientes tóxicos; não gerar partículas; apresentar custo benefício positivo; ser usada de acordo com as instruções do fabricante.

3. Tipos de embalagem: tecido de algodão; não-tecido ( manta ); papel crepado; papel grau cirúrgico; tyvek; containers; papel kraf.


Esterilização: é o processo de destruição de todas as formas de vida microbiana nas formas vegetativas e esporuladas mediante a...
tracking img