Central de materia esteril ( cme)

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 24 (5992 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO
Central de Materiais Esterilização é de fundamental importância, para o funcionamento de unidades hospitalares, ambulatórios e clínicas. Seu funcionamento envolve um gama de processo onde a organização, comprometimento e controle de qualidade são fundamentais, para que matérias estejam livres de microrganismos.
Este trabalho descreve a CME em sua estrutura física, descrição deáreas, fluxos de materiais, métodos de esterilização, equipamentos, e controle de qualidade, visando oferecer uma visão geral do funcionamento da CME, enfatizando sua importância e como a mesma necessita de profissionais qualificados para seu bom funcionamento.


















2. CENTRAL DE MATERIAIS E ESTERILIZAÇÃO
2.1 Definição.
Local responsável pela limpeza de artigosmédico hospitalares que utilizados nos diferentes setores de um hospital.
A central de matérias é de suma importância pois prepara esteriliza e controla a utilização destes materiais.
A central de matérias ode funcionarem de três formas diferentes.
• Descentralizada: onde cada unidade é responsável por estilizar e prepara o material que utiliza. Este funcionamento era muito comum na década de 40.• Semi-centralizazada: materiais preparados em cada unidade, mas esterilizados em um único local.
• Centralizada: preparo esterilização são realizadas em único local.
A melhor forma de funcioname4nto é sem dúvida a centralizada onde uma equipe trabalha com mais eficiência, o que é mais econômico e possibilita um melhor controle de qualidade.
E função da CME fornecer material esterilizado a tudohospital, devendo haver integração entre expurgo, montagem de instrumental. Para que isto seja possível é importante que haja uma integração com Educação continuada para que treinamento dos profissional ,para o trabalho CME possa atender as necessidades do hospital.
3. DESCRIÇÃO DE ÁREAS:
3.1 Expurgo:
Área responsável por receber os materiais, onde os instrumentais são lavados. Funcionáriosfazem uso de EPIs para protegerem da contaminação, pois os instrumentais contêm sangue e fluídos corpóreos, estas áreas dispor pias próprias com cubas fundas para evitar respingos trabalhadores e em número suficiente para atender a demanda de materiais sujos a serem lavadas, torneiras com disponibilidade de água quente e fria, adaptadas para possibilitar a limpeza de tubulações e artigos com lúmen ebalcões em aço inoxidável, para propiciar facilidade de limpeza, onde os materiais são depositados para posterior secagem e separação.
O expurgo deve contar com um hamper, recipiente para lixos recipientes para a colocação de artigos em soluções detergentes ou germicidas, suportes que favoreçam a secagem de sondas e tubulações, escovas e esponjas para a limpeza, sabões, detergentes,desinfetantes e compressas ou toalhas macias para a secagem dos materiais.
O expurgo é um local onde é recomendado o uso de ar condicionado com pressão negativa devido à manipulação de matérias que contem grande quantidade de microrganismos.
3.2 Áreas de preparo:
Setor onde os materiais são preparados, ela é dividi em seções: roupas, vidraria, material inoxidável, instrumental cirúrgico, gases vaselina ealguns cadarços. Matérias devidamente embaladas aguardando a esterilização.
A área de preparo deve contar com; carro de transporte de materiais, armários e prateleiras que contém embalagens, materiais de reserva, bancadas, mesas espaçosas que facilitem a abertura dos campos para a inspeção rigorosa e a dobradura dos mesmos, escadas, cadeiras, cestos aramados com os respectivos suportes,equipamentos para termo selagem das embalagens, suporte e hamper e recipiente para lixo.
3.3 Áreas de esterilização:
Local onde realizada a esterilização, onde estão localizados equipamentos como autoclaves, estufas, carros para colocação e retirada da carga de materiais e exaustores para eliminação do vapor.
3.4 Distribuições e Guarda de materiais:
O local onde é realizada a distribuição deve...
tracking img