Central de compras

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3467 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
SOCIEDADE EDUCACIONAL DE SANTA CATARINA
INSTITUTO SUPERIOR TUPY – IST
TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS

CENTRAL DE COMPRAS

Porto Alegre - Rio Grande do Sul

Fevereiro - 2012

CENTRAL DE COMPRAS

Projeto Integrador de Logística, orientado pela Professora Kátia Cristina Reimer Siedschlag, do Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais, submetido ao Instituto Superior Tupy, paraobtenção de nota final na disciplina de Projeto Integrador de Logística.

Porto Alegre – Rio Grande do Sul
Fevereiro - 2012

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO 04
1.1 TEMA 04
1.2 PROBLEMA 04
1.3 OBJETIVOS 05
1.4 JUSTIFICATIVA 05
1.5 METODOLOGIA 05

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 06
3. DESENVOLVIMENTO 07
3.1 MOTIVOS PARA CRIAR UMA CENTRAL DECOMPRAS..........................................................................................................................07
3.2 ETAPAS DA CRIAÇÃO..............................................................................................08
3.3 COMPRAS....................................................................................................................09
3.4 REDES DECOOPERAÇÃO........................................................................................10
3.5 GERENCIANDO A CADEIA DE SUPRIMENTOS...................................................11

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS............................................................................................13
5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................14

1. INTRODUÇÃO

O atualmomento que o mundo está passando tem se caracterizado pela necessidade de se tomar decisões rápidas eficientes, exigindo das empresas aumento de produção e a diminuição dos custos de logística e custos gerais totais, procurando-se ainda melhorar e aumentar o fluxo de materiais na empresa e na cadeia de suprimentos.
Podemos destacar dentro do campo da logística, a lucratividade alcançada com o usoda tecnologia da informação e dos meios de comunicação.
Na busca pela vantagem competitiva o uso das centrais de compras e redes de cooperação, tem sido muito utilizadas pelas empresas dos mais diversos setores da economia. Podemos dizer que as centrais de compra são uma estratégia usada por um determinado grupo de empresários que, unindo-se fazem suas compras de matéria prima e produtos emquantidade maior na busca de melhores preços e condições de compra junto aos fornecedores, antes só conseguidas pelas empresas de grande porte.

1.1 TEMA

Central de compras: uma entidade formada por empresas que buscam soluções conjuntas, com base no mercado que atuam.

1.2 PROBLEMA

O Brasil está passando por varias mudanças no que se refere ao cenário financeiro e está criandooportunidades para empresários brasileiros e estrangeiros investirem aqui no País. O aumento de renda da população brasileira, especialmente das classes ditas mais baixas a estabilidade econômica e o crescimento do poder de compra da população, criam condições favoráveis para que as empresas se desenvolvam. Junto com as oportunidades aparecem os desafios que exigem das empresas muito talento e cuidado parasuperar, fatores como a carga tributária, que no brasil é uma das maiores do mundo, e as leis trabalhistas junto com a informalidade em vários setores e a precária infraestrutura. De todas estas dificuldades a mais estimulante está no próprio cerne do ambiente empresarial: a competitividade entre as empresas.
As pequenas e medias empresas brasileiras vivem um momento de prosperidade e de altorisco ao mesmo tempo, pois grandes redes de lojas estão se instalando, por isso a necessidade de juntarem-se em torno de uma central de compras, pois é o momento de afirmação no mercado e de se tornar competitivo, é preciso ampliar os negócios e conquistar novos mercados buscar afirmação para as suas marcas e enfrentar as empresas concorrentes. Conseguir uma resposta positiva para as questões...
tracking img