Centrais nucleares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1424 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centrais Nucleares

Introdução

Este trabalho abrange o tema sobre a energia nuclear, mais propriamente necessidade de se ter cuidados especiais na implementação de uma central nuclear, se existe alguma central nuclear em Portugal e onde se deverão localizar as centrais nucleares, tendo em conta os produtos laterais que se formam durante a produção de corrente eléctrica a partir deste tipode energia.
Antes de começarmos o trabalho vamos dar algumas noções básicas do que é energia nuclear e o que é uma centrar nuclear.
Devemos dizer o que a energia nuclear está no núcleo dos átomos, nas forças que mantém unidos os seus componentes, as partículas subatómicas. Esta é  libertada sob a forma de calor e energia electromagnética pelas reacções nucleares. As reacções nucleares podemser de fissão ou cisão que é quando um núcleo pesado é bombardeado por partículas e divide-se em núcleos mais leves e mais estáveis e libertam uma ou mais partículas subatómicas. E uma reacção nuclear também pode ser de fusão que é quando dois núcleos leves se fundem e dão origem a um mais pesado.
Esta energia provém do urânio, principalmente, mas também pode ter origem no tório e no plutónio, sebem que nos principais casos é do urânio que é um elemento radioactivo e abundante na terra.
Uma central nuclear é uma instalação industrial empregada para produzir electricidade a partir de energia nuclear, que se caracteriza pelo uso de materiais radioactivos que através de uma reacção nuclear produzem calor. Este calor é empregado por um ciclo termodinâmico convencional para mover umalternador e produzir energia eléctrica.
Esperamos que este trabalho seja muito esclarecedor quanto ao nosso tema, e esclareça e aprendam como o nosso grupo aprendeu ao longo da realização deste trabalho.

Fig.1 - Símbolo da Radioactividade

Perguntas
* Onde se deverão localizar as centrais nucleares, tendo em conta os produtos laterais que se formam durante a produção de corrente eléctrica apartir deste tipo de energia?
Nas centrais nucleares produz-se electricidade através de elementos radioactivos como o urânio e o tório, ou seja, elementos prejudiciais para a saúde humana e para o ambiente. A produção de electricidade provém de reacções nucleares, o que provoca uma grande libertação de energia que vai provocar graves problemas com difícil resolução como a contaminação radioactiva.Tendo em conta essas consequências, a construção de uma central nuclear tem de ser bem planeada e o sítio em questão deve ser bem estudado para não prejudicar nada nem ninguém ao seu redor.
Ao construir-se uma central nuclear deve-se ter em conta a actividade sísmica dessa zona, o número populacional dessa zona, pois uma central nuclear tem de ser construída o mais afastado da população possívele tem de ser num local onde não prejudique muito o ambiente, entre outros factores. Por estes factores, é muito difícil encontrar uma zona em Portugal para se construir uma centrar nuclear, esse é um dos motivos por não haver uma centrar nuclear em Portugal. Portugal é um país pequeno o que dificulta ainda mais a procura de um local para se construir uma central nuclear.
Se alguma vez, fossenecessário construir uma central nuclear em Portugal, o local mais propício para a construção da central seria o Alto Alentejo por ser uma zona onde ocorre poucos sismos, e os sismos que ocorrem são de baixa intensidade, por ser uma zona de planícies que facilita a construção da central e é uma zona de baixo número populacional. O Interior-Centro também seria um local bom para a construção de umacentral mas como é uma zona montanhosa, provavelmente dificultaria a construção da central.

Fig.2 - Central Nuclear

* Haverá necessidade de se ter cuidados especiais na implementação de uma central nuclear?
Sim, haverá necessidade de se ter cuidados especiais na implementação de uma central nuclear, porque esta envolve muitos perigos. Numa central nuclear pode haver o perigo de explosão...
tracking img