Centenario de jorge amado

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Centenário de nascimento de Jorge Amado marca o carnaval 2012
O escritor Jorge Amado, que faleceu em 2001, é o literato mais internacional do Brasil e também o protagonista deinúmeras homenagens neste carnaval, que é marcado pelo centenário de seu nascimento.
Nascido no dia 10 de agosto de 1912, em Salvador, o escritor foi homenageado em sua cidade natal,que teve as ruas do centro histórico decoradas, e também apareceu como tema dos enredos de duas escolas de samba, uma do Rio de Janeiro e outra de São Paulo.
A escola paulistanaMocidade Alegre, que foi desfilou na madruga do sábado para o domingo, apresentou um enredo dedicado especificamente ao romance 'Tendas dos milagres', que aborda a relação da culturaafricana com o estado da Bahia.
'Jorge, orgulho da nação; Amado, em cada coração', era cantado nas estrofes do animado samba-enredo da Mocidade, que, por sinal, foi uma das escolasmais elogiadas entre as escolas de São Paulo.
A vida e os 33 romances de Jorge Amado, traduzidas em 42 idiomas, também serviram de base para o enredo da escola ImperatrizLeopoldinense, que passará pela Sapucaí na noite deste domingo, às 23h10 (horário de Brasília), no primeiro dia de desfiles das escolas de samba do carnaval carioca.
A Imperatriz, inclusive, seinspirou nos sucessos literários de Jorge amado, como 'Dona Flor e Seus Dois Maridos' e 'Capitães da Areia', para elaborar seus carros alegóricos.
As ruas de Salvador, onde érealizado um dos carnavais mais tradicionais do país, estavam decoradas com figuras que lembravam Jorge Amado, como livros, máscaras e alguns de seus personagens.
As autoridades decoraramespecialmente a praça do Pelourinho, no coração da cidade, onde se encontra a Fundação Casa de Jorge Amado, um pequeno museu que exibe inúmeras capas de livros do escritor.
tracking img