Censura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2488 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
COSTA, Sebastião Moreira e ROCHA, Érica Ramos. Avaliação escolar, com a palavra o aluno. Cotia (SP), Íbis, 2004.
Data: 11/10/2012

Resumo

Introdução

A escola é um instrumento da sociedade que trás mudança na vida de cada cidadão, socialmente, na política e economicamente. Por causa de sua importância deve passar por um processo de avaliação constante.
Essa avaliação tem como objetivomelhorar o ensino dos alunos, estabelecendo metas, aperfeiçoando os métodos educacionais, para oferecer uma melhor formação de profissionais mais conscientes e amadurecidos, que estejam preparados para conviver em sociedade.
Por causa de uma péssima administração, um gerenciamento educacional ineficiente e uso inadequado de recursos financeiros o índice educacional no Brasil está baixo. Paraconseguir mudar esses índices, devem-se avaliar as propostas de ensino e montar uma estratégia, para que ocorram as mudanças na educação melhorando os aprendizados dos alunos.
Primeira Parte – FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

1- A avaliação no processo ensino-aprendizagem - Considerações gerais

Considerações Gerais
Um dos fatores para ocorrer à mudança no ensino e avaliação: do aluno, professor, dasaulas, do método utilizado para explicar a matéria etc. Para o desenvolvimento do individuo, seria importante definir o que se está considerando como avaliação.
Em um sistema de ensino onde o professor, faz o papel de juiz, decidindo se o aluno é bom, regular ou ruim de acordo com os padrões da instituição, não deveria ser usado como único e exclusivamente padrão de avaliação, pois corre um sériorisco de ser levado por preferências ou antipatias, nesse momento de avaliação.
Ao se estruturar um processo de ensino – aprendizagem é necessário que este seja avaliado constantemente para se saber se os objetivos proposto estão sendo atingidos e com qual qualidade. É necessário dizer que dentro da educação não se deveria aprovar ou reprovar o aluno, mas promover, sempre, o seu desenvolvimento comopessoa.
Os resultados finais obtidos, na maioria das vezes, não são os mais significativos. Para o desenvolvimento, o que importa é como se deu o processo.
A avaliação deveria aceitar como são e estão as formas de pensar e relacionar do aluno frete ao objetivo de ensino. É o processo de desenvolvimento de um problema que demonstra a aquisição ou não de uma nova habilidade e da sua integraçãoaquelas já adquiridas anteriormente.

A questão nota
O aluno é tão alienado quanto um trabalhador do sistema capitalista, ou seja, todo esforço do aluno frente ao seu processo de aprendizagem está vinculado a um só fator, a nota, da mesma forma que a maioria dos trabalhadores tem uma meta principal: o salário.
E da mesma forma como o alto salário dá status a um trabalhador, a nota alta dá statusao aluno. Sendo a avaliação o ato de atribuir um valor através de uma medida precisa e objetiva, isso faz com que aquele que a obtém em alto grau tenha um destaque no seu meio. Da mesma forma, aquele que não atinge o valor esperado, não é bem visto.
A avaliação passou a ter um único significado, a nota. Tudo aquilo que representa o processo ensino – aprendizagem, e o próprio processo de avaliaçãofoi resumindo a uma medida, um valor numérico.
Avaliar significa muito mais que medir e está longe de ser um ato neutro. A educação por si só não é neutra, uma vez que não ignora as concepções de homem e de mundo e se enquadra nos padrões da sociedade em que está inserida. A educação “varia” de sociedade para sociedade de cultura para cultura, e no decorrer do tempo.
Portanto pode – se definir,que a avaliação é um processo de verificação da aprendizagem e coleta de dados para analise de um trabalho já desenvolvido para reflexão e planejamento de um trabalho e se desenvolver. Deve ser uma atividade conjunta entre professor e aluno, com responsabilidade mutua, tendo sempre como meta a aprendizagem enquanto processo de desenvolvimento individual e social, tanto cognitivo como emocional....
tracking img