Cenografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6006 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO – GLOBALIZAÇÃO ECONÓMICA

ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE VISEU
Instituto Politécnico de Viseu
U.C – Globalização Valores e Cidadania
2 S – Animação Cultural
Maria Lúcia Soares Carneiro Pinto, Nº8987

Resumo
O objetivo deste trabalho é delinear um quadro que explique a inclusão ea influência dos mercados mundiais, frente ao processo de globalização económica, bem como demonstrar algumas estratégias adotadas pelas organizações para a inserção nos mercados.
Assim sendo, a globalização é um conceito que descreve um processo de tendência para a mundialização da economia, dos negócios, dos mercados, gostos e hábitos de consumo das pessoas em geral.
A metodologia utilizada emgrande parte foi a pesquisa bibliográfica refletindo a polifonia que se encontra no trabalho.

Palavras-chave
Economia, Interdependência, Mercados, Capitais, Liberalização.

Introdução

No âmbito da Unidade Curricular de Globalização, Valores e Cidadania, foi pedido pelo Docente Henrique Ramalho, que realizasse um trabalho que consistisse no desenvolvimento de um tema fundamentado dentrodos conceitos da U.C.
Ao discorrer sobre esta temática, procuro ressaltar a importância da mesma e a sua interpretação, que à natureza da Unidade Curricular, qualquer um dos temas que temos abordado, são muito importantes, pois possibilita um saber maior.
O tema que pretendo apresentar é a Globalização Económica. Através deste trabalho vou tentar explicar como se foi desenvolvendo a Globalização,como se reflectiu nos mercados económicos dos diversos países e como se transformou a economia e a forma de vida da população mundial e é isso que vou tentar demonstrar ao longo deste trabalho, as causas, as vantagens e as desvantagens.
Para tal efetuei várias pesquisas literárias e virtuais para elaborar uma explicação sobre a Globalização Económica e os seus efeitos no mundo em geral.Globalização Económica
Thomas Friedman afirma que a globalização é: “mais longe, mais rápido, mais barato e mais profundo”.

Segundo Mollo, M. L. R. (1997), Chama-se Globalização ao crescimento da interdependência de todos os povos e países do Mundo. Há quem prefira chamar à globalização de “aldeia global”.
A globalização tem a ver com a forma como os países interagem entre si e aproximamas suas populações, tendo em conta os aspectos económicos, sociais, culturais e políticos.
A Globalização Económica e financeira, trouxe um impacto bastante significativo, na qualidade de vida, na comunicação e grandes efeitos na indústria e serviços, considerando-se assim um fenómeno capitalista.
A organização mundial ao nível dos mercados bolsistas foi se alargando e quebrando as fronteirasexistentes entre os países, arrastando assim os mais fracos para o caos económico, como está patente hoje em dia aos nossos olhos.
A globalização é sem dúvidas um fenómeno capitalista que já provém dostempos dos descobrimentos e que se desenvolveu sobretudo a partir da Revolução Industrial. (Op. cit.).
Vários países tiveram muita necessidade de expandir os seus mercados, e isso fez com quecomeçassem a abrir-se para os produtos de outros países. Isto vem comprovar que a globalização da economia é o processo através do qual se expande os mercados e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer aquando desse movimento de expansão.
Em termos económicos, a globalização caracteriza-se pela total liberalização de circulação. (Op. cit.).
Com a abertura das fronteiras e a livrecirculação de bens e serviços entre vários países, a globalização económica cresceu significativamente e venceu sobre a globalização social e política. A liberdade de movimentação leva a que seja mais fácil uma circulação de capitais, e consequentemente a um crescimento de algumas economias, dependendo do nível de desenvolvimento e integração dos vários países envolvidos neste comércio internacional....
tracking img