Cenarios na historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2036 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Desde que o mundo é mundo, a Administração existe. Todas as grandes obras da humanidade são provas disso. Analisar, planejar e comandar foram atos realizados pelo Rei D’jezer ao comandar a construção da primeira das belas pirâmides do Egito e pelo Imperador Qin na magnífica Grande Muralha. E, até mesmo, por Shah Jahan ao ordenar que erguessem o deslumbrante Taj Mahal. Esses “adjetivos” estãodiretamente ligados a Administração. Mas numa perspectiva histórica, a administração é uma ciência nova, uma ciência do século XX. A Revolução Industrial teve um grande impacto no cenário, provocando algumas mudanças. Antes predominavam as pequenas oficinas e artesões independentes. Agora o que eram oficinas, transforma-se em indústrias com seus grandes maquinários e o sonhador artesão é substituindopelos operários. Diante desse cenário, surge a necessidade da Administração, que, com o passar do tempo, foi se adaptando conforme as necessidades de cada época. E as exigências impostas às IES (Instituições de Ensino Superior) no que se refere à qualidade também cresceram. Isso se fez necessário, pois sem a administração, as organizações e sociedades não sobreviveriam. Porém, uma boaadministração depende de um bom administrador.
A Revolução Industrial dominou a economia mundial durante muito tempo, estando presente ainda nos dias atuais, sendo marcada fundamentalmente pelas inovações tecnológicas, com grandes avanços científicos que possibilitaram o desenvolvimento do sistema produtivo industrial, alterando profundamente a vida humana. Esses avanços científicos se basearam,primeiramente, na extração de energia de carvão de pedra, gás e petróleo, o que foi uma mudança revolucionária para a época, acompanhada, segundo Tofler (1980), por um gigantesco avanço tecnológico, num nível totalmente novo.
Desta maneira, percebe-se que a Revolução Industrial foi marcada pelo surgimento da máquina, evidenciando a formação de grandes empresas, trustes, cartéis e oligopólios com um padrãotecnológico bastante complexo, requisitos de grandes massas de capital e escalas produtivas maiores (Carvalho, 1998).
Essas inovações tecnológicas fundamentaram em mudanças organizacionais, principalmente no que diz respeito, a priori, em mudanças nos produtos e, posteriormente, em mudanças nos processos.
As pequenas empresas, os pequenos artesãos, foram “engolidos” pelas grandes empresas, pelasmáquinas produtivas e pela produção em massa. Com a Revolução Industrial, a chegada de novas tecnologias e novas máquinas, e o conseqüente aparecimento das fábricas, os artesãos perderam sua autonomia. A produção fabril levou à ruína a produção artesanal. Os antigos artesãos tiveram que se tornar trabalhadores assalariados, adaptando-se para sobreviver, alterando assim o ambiente social, externoàs organizações, mas fundamental para o seu desenvolvimento. As grandes descobertas tecnológicas que marcaram as inovações nos produtos foram fundamentais, também, para que ocorressem mudanças nas organizações, as quais precisaram se adaptar para sobreviverem.

A grande inovação processual trazida por Taylor às organizações esteve na separação, de um lado, das fases de planejamento,concepção e direção, e, de outro lado, das tarefas deexecução (Rago e Moreira, 1984). Desta maneira, as inovações nas formas de administrar as fábricas contribuíram significativamente para o desenvolvimento das organizações daquela época, “centralizando o poder de decisão nas mãos da direção, excluindo os produtores diretos da participação da concepção e do planejamento da produção” (Rago e Moreira, 1984), fazendocom que, a partir da administração científica, surgissem novos interesses em se estudar as organizações, pois o estudo de tempos e movimentos foi uma inovação para a época, não se tornando, com isso, uma realidade definitiva.
A inovação proposta por Ford nas montagens de automóveis muito se assemelha aos novos processos defendidos por Taylor. Maximiano (1997) ressalta que a principal...
tracking img