Cenarios economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1052 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CCertamente, temos a considerar que o ensino superior no Brasil iniciou sua organização mais sistemática a partir de 1934 com a fundação da Universidade de são Paulo. Evento este, que representa uma condição de história recente no cenário educacional. Contudo, não podemos deixar de registrar que o pós-guerra colocou o Brasil numa condição de país que mais expandiu seu sistema de educação, nãoapenas do nível básico, mas também da educação superior.
vale ressaltar que não apenas os egressos do ensino médio têm incrementado os números de ingressantes na educação superior. no caso do Brasil, são cerca de 25 milhões de jovens entre 18 e 24 aos, ou seja, em idade de educação superior que ainda não tiveram a oportunidade de realizá-la, mesmo já tendo concluído há anos ou sem mesmo teralcançado a escolarização média. Este cenário aponta para uma provável permanência da expansão quantitativa da educação superior e, simultaneamente, para a relevância de investimentos maciços na escola básica de modo que os egressos possam ao concluir, continuar seu percurso. as escolas de ensino superior não podem ser concebidas pelos profissionais da educação básica apenas como uma forma deascensão profissional, ou como única possibilidade de formação imediatamente para a totalidade de seus alunos. Estas podem também representar grandes referências de parceria, colaboração e melhoria do funcionamento da educação básica, principalmente pelo viés da extensão e da pesquisa numa análise abreviada, notamos que os alunos que concluem o ensino médio não demonstram o domínio satisfatório dosconteúdos elementares da escola básica, de competências fundamentais para o prosseguimento exitoso dos estudos e nem tampouco a fluência na escrita e produção de texto.
Embora o fato seja mais agravante nos egressos da rede pública, não é tão diferenciado para aqueles que provêm da rede privada Apesar do ensino universitário ter assumido um caráter eminentemente técnico nas últimas décadas, aconstante mutação dos perfis profissionais tem provocado um movimento de recuperação do valor da educação geral e da formação cultural do tipo humanista, de modo a desenvolver nos estudantes criticidade, criatividade, raciocínio lógico, iniciativa para resolução de problemas, capacidade de trabalhar em equipe. Busca-se um profissional mais flexível, menos ocupado com o conhecimento técnico que com acapacidade de aprender. 

Cenário negativo
O Ensino Superior tem sofrido diversas pressões por parte do mercado para se estabelecer como canal de disseminação da ideologia neoliberal por meio dos conceitos de competências.
Nos tradicionais processos de recrutamento e seleção, novos instrumentos, novas técnicas vêm sendo empregados, visando identificar pessoas com potencial de crescimento,flexibilidade para enfrentar incidentes críticos e as novas demandas da empresa, pensamento estratégico. Os processos de treinamento e desenvolvimento assumem novos contornos, criando-se, inclusive em algumas empresas o conceito de Universidade Corporativa; o ponto chave desse conceito é que todo o processo de desenvolvimento das pessoas deve estar alinhado à definição das estratégias de negócio ecompetências essenciais da organização
Cenário de continuidade

hoje, para executar quaisquer atividades, sejam elas técnicas ou administrativas, é exigida dos profissionais uma formação acadêmica superior, sólida fluência em mais de um idioma estrangeiro e experiência de trabalho na profissão, que, mesmo assim, não garantem uma boa colocação no mercado de trabalho. É a chamada lei da oferta e daprocura. Pressionados por essas exigências, os profissionais se vêem obrigados a buscar um diploma que lhes garanta, no mínimo, condições de competir num mercado de trabalho tão concorrido e cruel, em que predomina a necessidade aguda de formação de consumidores. Assim, a educação é também mais um produto de consumo, como os produtos da indústria cultural, da informática e bens de consumo...
tracking img