Cenarios economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (685 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
EXERCÍCIOS

1. Adam Smith além de ser considerado o pai da economia foi o principal autor clássico da teoria econômica. Com base no texto descreva suas principais idéias?
R: Smith buscava peloliberalismo e individualismo econômico. O liberalismo dizia que a economia seguia uma lei que era natural, baseado na concorrência e que a oferta e a procura manteriam a seqüência natural. Oindividualismo econômico dizia que o próprio interesse da pessoa era contribuir para o crescimento da economia.
Além de se preocupar com a economia e o bem estar da sociedade, Smith também dizia que aprincipal fonte de riqueza era o trabalho do homem. Ele prezava a especialização das pessoas, que por conseqüência aumentava a produtividade.
Acreditava ele, as classes sociais buscavam coisasdiferente, mais que existia harmonia de interesse, tudo devido ao individualismo.

2. Descreva de acordo com o texto sobre a TVC (teoria das vantagens comparativas).
R: As vantagens comparativas querdizer que quando existe comércio entre os países, a produção mundial expande porque permite que cada país se especialize na produção crescendo assim as vendas e gerando empregos, e gerando empregosautomaticamente o pais vai crescendo, de modo que assim apresenta vantagens comparativas. 

"Um pais tem vantagens comparativas na produção de um bem se o custo de oportunidade da produção do bem emtermos de outros é mais baixos que em outros países"
Para explicar melhor, podemos usar como exemplo dois países – Brasil e Japão – e dois produtos – carne e computadores.
Se não existissecomércio entre esses países ambos teriam que produzir os dois tipos de produto. Mas segundo a TVC cada um deve então produzir o que for mais barato. Ou seja, para o Japão seria inviável produzir carne,pois o país não tem espaço para isso, mas o Brasil tem. Então quem produzirá a carne será o Brasil e o Japão comprará.
Enquanto isso o Brasil compra os computadores, pois aqui não a tecnologia e...
tracking img