Cenarios economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5395 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2.1.- ROTINAS TRABALHISTAS
O empregado ao ser admitido deve passar por uma rotina especial junto à empresa. Essa rotina visa atender as normas legais existentes, bem como as normas internas da empresa, propiciando o ingresso desse empregado com sucesso. Quando a rotina é mal realizada ou não é cumprida, coloca o empregador e o empregado em situação de risco, podendo gerar multas ou aindaanulação de atos. Dessa forma é importante criar um roteiro dos deveres a serem cumpridos, dos documentos a serem preenchidos e das obrigações legais a serem realizadas.
Os principais documentos usados para a admissão de um funcionário são:

• CTPS: é o documento utilizado pelo trabalhador para ser registrado pelo empregador. Deve constar os dados de identificação do empregador e as informaçõesbásicas da contratação (cargo, admissão, registro e remuneração). A entrega deve ser feita contra recibo e o registro num prazo de 48 (quarenta e oito) horas. Além do momento da admissão deve ser a CTPS atualizada nas férias, data base, rescisão contratual ou quando solicitado pelo empregador. É imprescindível a apresentação da CTPS no momento do início da atividade.


• EXAME ADMISSIONAL:Quando uma pessoa vai entrar em uma empresa, deve ser feito o exame admissional imediatamente, somente com o exame feito e que a empresa terá a informação se o trabalhador estará apto ou não a exercer suas funções. Caso o exame seja feito com data posterior a data de admissão esta empresa estará passível de punição (multa) do MTE. Esse exame precisa ser feito para que se porventura o funcionáriovenha a sair da empresa, ele não acuse a empresa de alguma doença adquirida pelo tempo de trabalho prestado a ela. As doenças de trabalho podem ser adquiridas, mas caso exista alguma tendência antes de entrar na empresa, isso pode ser diagnosticado pelo exame admissional. Isso é vantagem para a empresa e para o empregado porque se ao longo do tempo o empregado desenvolver ou for contaminado comalgum tipo de doença do trabalho, ele poderá ser indenizado por isso. E se porventura o funcionário tiver alguma doença, a empresa pode se prevenir afim de não ter prejuízos. Por isso é que o exame admissional é feito, para evitar que o empregado e a empresa tenham algum problema.

• REGISTRO DO EMPREGADO: é a anotação de todas as informações do empregador e do empregado, em formulário (fichade empregado ou de livro de registro de empregado) os dados principais são admissão, cargo, salário, horário e local de trabalho, será atualizado todas as vezes que houver novas informações, tais como férias, auxílio doença, entre outras. Sendo livro deverá ser registrado na ordem numérica da folha e quando de ficha deverá ser disposta em ordem numérica. Tanto o livro quanto à ficha são registradospelo Fiscal do Trabalho quando de sua visita.

• CONTRATO DE TRABALHO: é o documento que formaliza a contratação por escrito, onde o empregado se compromete pessoalmente a prestar serviços não eventuais, subordinados a outrem (empregador), mediante o recebimento de salário.

• FOTO 3X4: solicita-se para colar no livro ou ficha de registro de empregado.

• XEROX DE DOCUMENTOSPESSOAIS (RG, CPF, TITULO DE ELEITOR, CERTIDÃO DE CASAMENTO OU NASCIMENTO, ETC...): é de tamanha importância possuir junto à documentação legal, cópia dos documentos do empregado, seja para preenchimento dos documentos ou para posterior consulta. Há previsão legal da proibição da retenção de cópia dos documentos, mas o empregador pode fazer a solicitação por escrito com autorização do empregado. Oque não pode ser solicitado são documentos de informações sigilosas tais como certidões de antecedentes criminais e de negativa do CPF junto a empresa de proteção ao credito – SPC

DIFERENÇAS INDIVIDUAIS

Nos dias de hoje vivemos num mundo cheio de “Diferenças” e “Diferentes”. As pessoas são diferentes entre si, existem diferenças sociais, de raça, cultura, religião, hábitos e costumes. No...
tracking img