CENARIOS CONTEMPORÂNEOS

1882 palavras 8 páginas
CENARIOS CONTEMPORÂNEOS – QUESTIONÁRIO

01
Quando e como os indivíduos foram transformados em “trabalhadores livres”? R: Ocorreram no fim do século XVIII e no começo do século XIX com o estabelecimento definitivo do capitalismo.

02
Por que a liberdade para a venda da força de trabalho mostrou-se limitada? R: Na medida em que o capital fixava o preço a ser pago.

03
O que significa a afirmação de que a partir da consolidação do Capitalismo, o trabalho passou a ser considerada “a atividade social mais valorizada”? R: Significa o pré-requisito para a entrada do mundo capitalista e da exploração da mão de obra.

04
Quais eram as duas principais forças políticas e econômicas mundiais durante a primeira metade do século XX? R: Os Estados da América (EUA) e União Soviética.

05
O que ocasionou a alteração de equilíbrio de forças entre os EUA e a URSS? O que mudou, a partir de então? Quais as consequências mencionadas no texto? R: União Soviética se opondo ao regime que submetia ao imperialismo, passando então a construir representantes do modelo socialista, concorrendo com a grande nação americana no tocante as conquistas de territoriais e posteriormente as espaciais.

06
O que caracteriza a chamada “nova ordem internacional”? R: Mudanças estruturais, tecnológicas e econômicas que marcaram esta nova fase (colapso da modernização).

07
Quais são as características dessa “nova ordem internacional”? R: Globalização da economia, a transnacionalização das estruturas e de poder e a restruturação do trabalho.

08
O que parece ter impulsionado o processo de globalização no período após a Segunda Guerra Mundial? E qual a consequência observada? R: As empresas ganharam importância integrando o mundo em uma nova rede de relações.

09
O que é a “Terceira Revolução Industrial” e quando esta teve início? R: É a partir dos anos setenta, trouxe novos ventos para o mundo do trabalho. O avanço da globalização e a revolução tecnológica.

10 Por que as

Relacionados

  • 000004168
    42671 palavras | 171 páginas