Cenario empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






















































































SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO

Em conseqüência de um cenário empresarial dinâmico e competitivo, as empresas não podem mais se dar ao luxo desustentar suas vantagens através de uma visão estática e de longo prazo, torna-se cada vez mais importante adotar técnicas de gestão especializadas. Elas precisam formular estratégias para a criação, destruição e a recriação de suas próprias vantagens a todo o momento. Diante do exposto, a Contabilidade vem preenchendo lacunas produzindo informações úteis e de grande relevância a todos os colaboradoresque de uma forma e outra trabalham no meio organizacional das entidades empresariais.

Toda ação administrativa deve ser conduzida de forma profissional e eficaz e o profissional contábil detém o domínio de informações e o conhecimento técnico sobre as ações que se pretende estabelecer em qualquer atividade.

Para D’Auria (apud PADOVEZE, 2000, p.49) a “contabilidade é a ciência que estuda epratica as funções de orientação, controle, registro relativos aos atos e fatos da administração econômica” Para Hendriksen (apud PADOVEZE, 2000, p.49) “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”. Sabendo que a contabilidade no Brasil foiinfluenciada respectivamente por ambas as escolas: patrimonialista e a norte-americana, pode-se dizer que “a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial” A contabilidade tem por finalidade o controle patrimonial e deve a qualquer momento revelar de forma clara e precisa o rumo de um determinado negócio.A contabilidade é um método que tanto no aspecto qualitativo como quantitativo registra todos os fatos e procedimentos ocorridos em uma empresa. Tornando-se um meio de comunicação e análise empresarial. Marion (2008, p.23) define e justifica a idéia supra mencionada “Contabilidade é o grande instrumento que auxilia a administração a tomar decisões.”


As informações contábeispossibilitam ao gestor administrar seu negócio de maneira eficiente. Portanto cada vez mais as empresas necessitam de informações oportunas sobre sua situação financeira para adequar as suas ações a cada nova situação, prevendo problemas ou antecipando soluções.
.





DESENVOLVIMENTO

Os conhecimentos matemáticos também são fundamentais na atuação do contador. São duas ciênciasque caminham juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social. São muitas as situações do nosso cotidiano onde utilizamos os conhecimentos matemáticos, em alguns casos nem nos damos conta da importância desta ciência, mas é importante saber que ela desempenha um papel fundamental na nossa vivência.


A Contabilidade está inteiramente ligada aos cálculos matemáticos, nadeterminação de valores de impostos, no balanço comercial de empresas, na elaboração dos cálculos trabalhistas, cálculo de folhas de pagamento, fechamento de balancetes, prestação de contas, imposto de renda pessoa física e jurídica, o preço de um produto no mercado que depende da demanda, o calculo mensal de energia que depende do consumo, o valor de um bem que depende do seu tempo de vida útil, o custototal de uma indústria depende da quantidade de produto fabricada, receita e o lucro das vendas que dependem da quantidade vendida, entre outras situações.


Como nas guerras e batalhas, outro fator a ser observado no meio empresarial e na organização de uma empresa são os ambientes internos e externos e para se obter sucesso e evitar o fracasso às ações e decisões a serem tomadas...
tracking img