Cenario empresarial

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A contabilidade faz parte de todos os meios em que vivemos, ela facilita e mostra claramente situações em que precisamos de um resultado concreto, a seguir será abordado diversos aspectos e fatores importantes em que os pequenos empresários gaúchos estão confiantes quanto ao desempenho dos négocios, para garantir uma boa gestão e estarem dentro dos parâmetros da lei a qual devem seguir. AContabilidade e a Matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional. Dessa forma, propõe-se estabelecer uma abordagem interdisciplinar entre essas disciplinas, visando a uma aplicação prática da análise custo/volume/lucro.
A Contabilidade e a Matemática são duas ciências que evoluíram desde a antiguidade. Sempre caminharam juntas, paralelamente ao desenvolvimento econômico e social. Essedesenvolvimento influenciou diretamente todas as atividades desenvolvidas na sociedade como, por exemplo, cultura, ciência e educação. Sendo a Contabilidade e a Matemática essenciais ao desenvolvimento profissional do contador e uma melhor organização empresarial.
Os fatores ambientais das organizações deve- se ter melhor embasamento através do planejamento estratégico, onde a principal função éidentificar as condições atuais, externas e internas da organização. A análise da situação atual tem como objetivo avaliar os recursos disponíveis internamente na empresa, sendo eles financeiros, humanos e materiais, além das possibilidades disponíveis no mercado.
Segundo Costa (2002), “a experiência tem mostrado que os fatores que condicionam a formação do sucesso futuro da organização estão maisfora do que dentro dela. Esses fatores externos alicerçam, o ambiente da organização.”
De acordo com o texto o cenário é de otimismo, podemos visualizar nas pequenas empresas gaúchas efetuou-se uma análise circunstanciada das variáveis macroambientais segundo o modelo conceitual proposto. Para cada força ambiental: social, econômica, político-legal, física e tecnológica, associou-se as variáveisambientais relevantes para o processo de formulação das estratégias da subsidiária brasileira, cujo comando central está localizado no exterior, mensurou-se a intensidade do impacto, relatou-se atuação da empresa no intuito de minimizar os impactos negativos e potencializar os positivos gerados, com o intuito de melhorar o seu desempenho local. E adotando as possíveis recomendações para a gestão daspequenas empresas gaúchas. Para isto existe alguns aspectos jurídicos que são de suma importância para que a empresa não tenha problemas na criação da empresa e que devem obrigatoriamente ser observados pelo empresário que deseja ter sucesso em seu empreendimento. Ocorre que alguns fatos são levados em conta de forma menos abrangente, o que se constitui em uma perigosa escolha estratégica. Por talmotivo, a fim de alertar os futuros empresários, existe alguns aspectos jurídicos mais relevantes, por exemplo: a escolha do tipo de societário, consulta de viabilidade junto à prefeitura, registro do contrato social, registro da marca e do nome empresarial, melhor enquadramento tributário, planejamento trabalhista, cadastro na receita federal e estadual.
A contabilidade nas empresas tem umaparticipação muito importante, pois, haja vista, que a mesma quebrou paradigmas, principalmente a de uma cultura adversa da transparência das demonstrações contábeis. Assim existe alguns fatores importantes, como o ativo que Compreende as aplicações de recursos representados por bens e direitos, podendo ser tangível e intangível (CFC 847/99), já o passivo Compreende as origens de recursosrepresentados pelas obrigações para com terceiros (CFC 847/99), e o patrimônio liquido é justamente a diferença existente entre o ativo e o passivo.
O Conselho Federal de Contabilidade, através da Resolução nº 750/93, determinou os seguintes Princípios Fundamentais de Contabilidade:
Princípio da Entidade o patrimônio da entidade não se confunde com o de seus sócios ou acionistas ou proprietário...
tracking img