Cena em Sala – EDITORA HTC

474 palavras 2 páginas
Juramento do Ator

Por sobre as máscaras, os gestos e as falas, pelos caminhos da poesia e as horas do mistério e do drama, pela magia, os mitos e o milagre do homem, EU JURO.

Por sobre todo o universo do palco, onde o homem é o ator cheio de sonhos que recria a imagem e a imaginação de Deus, EU JURO.

Pela luz que clareia a vida das pessoas, iluminando o coro da humanidade e o coração dos semelhantes, EU JURO.

Pelo sorriso da criança que só tem de prêmio a lágrima que os senhores lhe oferecem EU JURO que farei de minha fala, do meu rosto, os caminhos da liberdade e do amor, de onde o teatro sempre renasce para reinventar o homem!

Pela alma e pelo silêncio do povo, EU JURO transmitir ao homem a verdade da poesia.

deixa Uma deixa é a marca de texto ou de ação física que um ator “deixa” para o outro para que ele entre com sua fala ou ação dramática dando continuidade à cena.
Aqui, em todo o nosso Cena em Sala, encontraremos várias deixas de artistas, filósofos, poetas e pensadores para que nos sirva de direcionamento, inspiração e questionamento no nosso modo de entendimento dos assuntos discutidos. Estaremos em cena na sala, dividindo esse palco com Beethoven, Goethe, Leonardo da Vinci, Fernando Pessoa, Pablo Picasso e tantos outros.

caco O caco é a inserção de um “pedaço” de texto ou ação, por isso “caco”. Uma espécie de improviso por parte do ator seja no texto ou na cena. Esse improviso pode ser tanto para a substituição de algo já existente, para se corrigir um erro ou mesmo um ato de criação do ator, inserindo algo novo, não pertencente ao texto original. Nos diversos atos de nosso Cena em Sala, encontraremos Cacos, pedaços de conceitos, citações e pensamentos de vários teatrólogos, historiadores do teatro, filósofos, atores e atrizes como Dulcina de Moraes, Stark Young, Sábato Magaldi, Augusto Boal.

ensaiando
O ensaio é, sem dúvida, a parte primordial do criar cênico. Nele, todo o processo de estudo de texto,

Relacionados

  • Novas tecnologias
    43292 palavras | 174 páginas