CEN COT Global Calibration And Adjustment Of RH Instruments B210804PT B

1461 palavras 6 páginas
/ Nota de Aplicacão

Calibração e Ajustes de instrumentos de Umidade
– Prós e Contras dos diferentes métodos

Existem muitas maneiras de abordar a calibração e ajuste de instrumentos de umidade relativa. Num mundo perfeito, todos os instrumentos seriam verificados e certificados em laboratórios reconhecidos para os mais altos padrões. No mundo real, nós devemos pesar: tempo, custos, exigências técnicas, conhecimento e as necessidades únicas de cada organização usuária específica.
Para ajudar a classificar os diferentes tipos de calibração e métodos, alguns dos mais comuns serão descritos juntamente com suas vantagens e desvantagens. Primeiro, existem quatro conceitos comuns a todos os trabalhos de calibração que precisam ser esclarecidos:
Calibração – O ato de comparar um instrumento de medição a um padrão conhecido. Ajuste – O ato de ajustar um instrumento para corresponder a um padrão. Intervalo de Calibração – Tempo decorrido entre as calibrações sucessivas de um instrumento.
Padrão de trabalho - Um instrumento calibrado em concordância com qualquer norma primária ou secundária ou usado para calibrar outros instrumentos.
A palavra “calibração” é comum, mas não universal, é interpretada no sentido de comparação e ajuste.
Para evitar mal-entendidos, nunca presuma que calibração inclui um ajuste de um instrumento.

Usuários frequentemente perguntam aos fabricantes por um intervalo de calibração recomendável. Podemos considerar isto como um ponto de partida razoável, o desempenho dos instrumentos pode degradar em proporções diferentes, dependendo da utilização deste. Deste modo, o usuário deve estabelecer o intervalo de calibração apropriado. A proposta do metrologista para este problema é desenvolver um histórico para o instrumento calibrando-o (sem ajuste) regularmente até a medição de desvio ultrapassar o desempenho permitido. O tempo entre a data de
“in service” em serviço e a última calibração aceitável tornam-se o intervalo de calibração. Este intervalo
é

Relacionados