Cenários econômicos e tendências

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2168 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
I. INTRODUÇÃO ………………………………………………………………….. 5

II. PANORAMA ……………………………………………………………………. 6

III. PIB BRASILEIRO: CENÁRIO MACRO E TENDÊNCIAS ………………….. 8

IV. CONSUMO ……………………………………………………………………… 10

V. INVESTIMENTOS ……………………………………………………………… 11

VI. GASTOS DO GOVERNO EM BENS E SERVIÇOS ……………………….. 13
VII. EXPORTAÇÕES E IMPORTAÇÕES ………………………………………… 13

VIII.CONCLUSÃO…………………………………………………………………… 14
IX. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS …………………………………………. 15

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a capacidade de aplicação dos fatores macro-econômicos em uma decisão estratégica corporativa e elaborar cenários macro-econômicos para o melhor planejamento empresarial.

INTRODUÇÃO

A composição do trabalho tevecomo base uma decisão frente a um problema, onde o principal objetivo foi dar suporte a tal decisão através da definição de um cenário macroeconômico.

O tema escolhido teve como base o impacto da classe C e o questionamento quanto a futuros investimentos no mercado de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos por ser justamente um cenário recente dentro da economia brasileira onde estemercado era direcionado a classes de alto poder aquisitivo até pouco tempo.

Dividiremos o trabalho em tendências que ao final irão compor a estrutura de decisão.

PANORAMA

A indústria brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos apresentou nos últimos anos crescimento vigoroso devido alguns fatores. Como exemplo, podemos citar a ascendência da mulher brasileira no mercadode trabalho, investimentos tecnológicos, aumento da expectativa de vida e em conseqüência a preocupação em termos de conservação / rejuvenescimento e ainda o aumento da renda já que esta categoria não depende do crédito e sim do aumento de renda.

O crescimento do PIB brasileiro também é um dos grandes impulsionadores deste mercado, só no último ano foi superior a 7%. Se olharmos ocrescimento do PIB exclusivamente para o mercado de HPPC, veremos que o mesmo cresceu 10,4% a.a. nos últimos 15 anos, quase 8% a mais do que indústrias de outros setores.

Iremos considerar também, o significativo crescimento da classe C*, classe que melhor se enquadra no cenário de aumento de renda acima mencionado, como um dos fatores determinantes da nossa análise.

Temos destaforma, um cenário social e econômico do setor de cosméticos, onde iremos demonstrar a relação das variáveis macroeconômicas e a viabilidade de investimentos no setor mencionado acima.
* Classificação de acordo com os parâmetros estabelecidos pelo IBGE.

PIB BRASILEIRO: CENÁRIO MACRO E TENDÊNCIAS

A previsão no curto prazo, é que o mercado brasileiro continue com seus níveis atuais deconsumo, que no momento encontra-se aquecido. Os principais fatores estão relacionados com a demanda por bens e serviços no mercado nacional, provocado pela valorização do real, melhor distribuição da renda, programas sociais do governo (bolsa família), disponibilidade de crédito (mesmo com restrição), o que na prática facilita e muito o acesso tanto a matéria-prima importada quanto a bensindustrializados de última geração a preços altamente atrativos. Esse cenário contraría as expectativas do governo federal, que vem tentando conter o consumo e a inflação com medidas macropudênciais (aumentos na taxa básica de juros e restrição ao crédito). Essa tendência de consumo deve ser amenizada a medida que combinações macroeconômicas entrarem em vigor, impulsionado principalmente por uma desvalorizaçãodo real.

Um real valorizado, tem como consequência o aumento das importações e o desequilibrio na balança comercial, pois, conforme o cenário atual apresenta-se, haverá uma forte redução no superávit da balança comercial do Brasil este ano e possível déficit já no próximo ano, devendo manter-se no ano seguinte. A expectiativa de uma nova dinâmica, em termos relevantes para a balança...
tracking img