Cemiterio de varginha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Até 1918, o pequeno cemitério paroquial de Varginha estava situado na Praça Barão do Rio Branco, atual Praça da Fonte. Segundo o senhor Samuel Franco Dália, munícipe nascido em 1915, o cemitérioparoquial era todo murado e a entrada tinha um belo portão de ferro com a parte superior terminada em arco, onde se podia ler a inscrição:
“Eu fui o que tu és,
e tu serás o que eu sou.”
O cemitérioparoquial começou a ser demolido aos poucos, a partir de 1923. A transferência dos sepultamentos do cemitério paroquial para o cemitério municipal secular foi um processo complexo e delicado,envolvendo ânimos exaltados da Igreja (representada pela Diocese da Campanha e pelo vigário da paróquia do Divino Espírito Santo da Varginha), e do poder publico municipal e estadual. O cemitério público foicriado pela lei municipal nº 345, de 6 de março de 1918 e aberto em 8 de novembro para sepultamentos. O cemitério paroquial foi interditado pela lei municipal nº 351, de 6 de abril do mesmo ano, masbem antes dessa data a Igreja previa que a modificação dos costumes sociais e as normas de saúde pública representadas pelo pensamento higienista da época constituíam uma ameaça à existência doscemitérios paroquiais.
Solicitando da Câmara a ampliação dele ou construção de um novo; como não conviesse, a bem da saúde publica, a ampliação do antigo por se achar dentro da cidade [atual Praça da Fonte],a municipalidade com grande sacrifício constituiu um cemitério amplo nos subúrbios da cidade [atual Cemitério Municipal], a construção do novo cemitério municipal foi iniciada em 1912, “no pontoterminal da Rua Nova” [atual Avenida Major Venâncio]. Em 1915, ata da Câmara Municipal presidida pelo Major Evaristo Soares, revela que a construção do cemitério novo está paralisada e sugere que ostijolos utilizados nessa construção sejam oferecidos à Igreja para a ampliação do cemitério paroquial. Embora a construção do cemitério novo já tivesse iniciada, o parecer da Câmara é favorável à...
tracking img