ceme2 rel2

968 palavras 4 páginas
1. Introdução.
Máquina de corrente continua é uma máquina capaz de converter energia mecânica em energia elétrica (gerador) ou energia elétrica em energia mecânica(motor).
A energia elétrica utilizada hoje em dia na distribuição e transporte da mesma é a corrente alternada, porem os motores de corrente continua tem tradicionalmente grandes aplicações nas indústrias sendo que, são eles que permitem variação de velocidade como de uma esteira ou de um comboio por exemplo. Atualmente componentes eletrônicos de tensão alternada já são capazes de controlar a velocidade de motor assíncrono facilmente e pelo seu menor custo e recursos de aplicação estão substituindo os motores de corrente continua na maior parte das aplicações.

2. Objetivo
Verificar o funcionamento de um motor de corrente continua acionado por um gerador.

3. Partes constituintes da máquina de corrente continua

Rotor (armadura)
Parte girante, montada sobre o eixo da máquina, construído de um material ferromagnético envolto de um enrolamento chamado de enrolamento de armadura e o anel comutador. Este enrolamento suporta uma alta corrente em relação ao enrolamento de campo e é o circuito responsável por transportar a energia proveniente da fonte de energia.
Anel comutador
Responsável por realizar a inversão adequada do sentido das correntes que circulam no enrolamento de armadura, constituído de um anel de material condutor segmentando por um material isolante de forma a fechar o circuito entre cada uma das bobinas do enrolamento de armadura e as escovas no momento adequado. O anel é montado junto ao eixo da máquina e gira junto com a mesma. O movimento de rotação do eixo produz a comutação entre os circuitos dos enrolamentos.
Estator (campo ou excitação)
Parte estática da máquina, montada em volta do rotor, de forma que o mesmo possa girar internamente. Também é constituído de material ferromagnético, envolto em um enrolamento de baixa potência, chamado de enrolamento de campo que tem a função apenas de

Relacionados