Cem linguagens

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ARANTXA MELAINE DE LIMA

RESUMO DO LIVRO:
“AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA”

São Paulo
2010

UNIVERSIDADE ANHEMBI MORUMBI
ARANTXA MELAINE DE LIMA

RESUMO DO LIVRO:
“AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA”

Trabalho apresentado como exigência parcial para a disciplina de Concepção Infantil, do curso de Pedagogia da Universidade Anhembi Morumbi, sob a orientação daProfessora Maria Salete da Costa.

São Paulo
2010

INTRODUÇÃO

As Cem Linguagens da Criança documenta o impressionante conjunto de escolas criadas nos últimos 30 anos em Reggio Emilia, no norte da Itália. O livro constitui uma meditação profunda sobre a natureza da condição humana inicial, e sobre como ela pode ser guiada e estimulada em diferentes meios culturais.
O sistema de Reggio podeser descrito sucintamente da seguinte maneira: ele é uma coleção de escolas para crianças pequenas, nas quais o potencial intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cudadosamente cultivado e orientado. O principal veículo didático envolve a presença dos pequenos em projetos envolventes, de longa duração, realizados em um contexto belo, saudável e pleno de amor.

Aspectos gerais econtexto histórico
Reggio Emilia é uma cidade de 130.000 habitantes na região de Emilia Romagna, no nordeste da Itália. Seu sistema de educação para a primeira infância tornou-se reconhecido no mundo inteiro. A abordagem Reggio Emilia, como é chamada, possui um conjunto singular e inovador de suposições filosóficas, de currículo, pedagogia e organização escolar. Ou seja, desde a administração até odesenho de ambientes, existe a preocupação com o melhor a ser feito. Seu principal condutor foi Loris Malaguzzi, um intelectual e jovem professor italiano que se interessou pela construção de uma nova escola logo após a Segunda Guerra Mundial.
Uma característica importante é o uso de pequenos grupos de aprendizagem de projetos, a continuidade de professores e alunos – dois professores trabalhamjuntos com a mesma classe por três anos- e o método de gerenciamento baseado na comunidade.
Em Reggio Emilia, a educação é vista como atividade comunitária e uma participação na cultura através da exploração conjunta entre crianças e adultos que, juntos abrem tópicos à especulação e a discussão.
A educação em Regigo Emilia é qualquer coisa, exceto linear. Ela, ao invés disso, é uma espiral semfim. As crianças pequenas não são encaminhadas correndo ou seqüencialmente apressadas de uma atividade para outra diferente, mas são encorajadas, ao invés disso, a repetir experiências fundamentais, a observar e reobservar, a considerar e reconsiderar, a representar e novamente representar. Assim, o trabalho educacional em Reggio Emilia, jamais se torna fixo ou se transforma em rotina, mas sim,está sempre passando por reexame e experimentação.
A característica que distinguiu Reggio Emilia ao longo dos anos foi seu continuo e alto e alto investimento e envolvimento na educação para crianças dos 3 aos 6 anos, mesmo enquanto atendia ao grupo de 0 a 3 anos. Sobretudo, a conquista consiste em uma combinação de compromisso e determinação.

O que podemos aprender com Reggio Emilia?
Muito jáfoi conquistado pelos educadores da primeira infância em Reggio Emilia durante o período de uma geração. Deve ser mantido em mente, enquanto tentamos aprender com eles e aplicar parte desta aprendizagem em casa, que as escolas recebem uma verba relativamente boa e são apoiadas por sua comunidade. Elas Mostram o que pode ser conseguido quando uma comunidade forma um compromisso real com suascrianças pequenas.
Assim, através de algumas lições que são aplicadas em Reggio Emilia, podemos ressaltar alguns aspectos. Em primeiro lugar, as crianças e os professores, juntos examinam tópicos de interesse para as crianças pequenas em detalhes e em profundidade no trabalho com projetos, e fazem um uso excelente de uma variedade de formas visuais e gráficas enquanto realizam isto. Em segundo...
tracking img