celulua

1021 palavras 5 páginas
DISCIPLINA DE CITOLOGIA, HISTOLOGIA, E EMBRIOLOGIA
Profa. Sandra Miranda Freeman

CÉLULA (Citoplasma e Núcleo)

As células são unidades funcionais dos seres vivos (animais, fungos, protistas e bactérias). Só existem dois tipos básicos de células: as procariontes e as eucariontes.

PROCARIONTES

- Constituem as bactérias.

EUCARIONTES

- São maiores do que as procariontes. - Apresentam núcleo celular circundado por uma dupla membrana, o envoltório nuclear. - Possuem histonas associadas ao DNA. - Contém abundantes organelas citoplasmáticas envoltas por membranas.

DIFERENCIAÇÃO CELULAR

É o processo pelo qual as células foram se modificando e se especializando.As modificações bioquímicas, morfológicas e funcionais que transformam uma célula primitiva indiferenciada em uma célula diferenciada.
Ex: de processo de diferenciação o desenvolvimento embrionário.

PRINCIPAIS CONSTITUINTES DA CÉLULA

Duas porções são fundamentais: o citoplasma e o núcleo.
Membrana plasmática ou plasmalema é a barreira entre o meio intracelular e o ambiente extracelular.
Organelas são estruturas envoltas por membrana. Ex: mitocôndrias, retículo endoplasmático, complexo de Golgi e os peroxissomos.
Matriz citoplasmática ou citosol de consistência variando de sólido a gel contendo proteínas, macromoléculas diversas, nutrientes e íons.

MEMBRANAS CELULARES

Membrana plasmática apresenta estrutura trilaminar.São formadas por 2 camadas de fosfolipídios, e uma camada de ácidos graxos e colesterol. A função da membrana plasmática é a manutenção da constância do meio intracelular, que é diferente do meio extracelular.
As proteínas representam 50% do peso da membrana plasmática e dividem-se em dois grupos:
Proteínas transmembrana atravessam inteiramente a membrana, estas podem se dividir em proteínas de passagem única e proteínas de passagem múltipla.
Endocitose é a entrada de material dentro da célula, exocitose é o processo equivalente na

Relacionados

  • Vitamina A
    5313 palavras | 22 páginas
  • Virus da Dengue
    1171 palavras | 5 páginas
  • Embriologia
    10081 palavras | 41 páginas