Celulose

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4025 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise exergética de uma planta de evaporação de múltiplos efeitos do processo de extração de celulose pelo processo Kraft.

JULIO CEZAR FERREIRA MACEDO – Fibria Celulose - Jacareí - São Paulo – Brasil. HAROLDO MARINHO DOS REIS – Escola SENAI “Theobaldo De Nigris” – Departamento de Celulose e Papel. ROGÉRIO JOSÉ DA SILVA – UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – Itajubá – Brasil.

RESUMONo processo de extração da celulose da madeira, o licor preto é um produto interessante, porque é uma fonte de energia muito importante para a indústria de extração da celulose. Esse licor é uma solução aquosa complexa formada por compostos orgânicos e inorgânicos gerado pelo cozimento dos cavacos de madeira em uma solução aquosa alcalina. Devido ao processo de lavagem efetuado na polpacelulósica para a separação desse licor, a concentração final situa-se entre 10-20% de sólidos. A evaporação da água tornou-se necessário para elevar a concentração dos sólidos contida no licor preto para uma combustão segura nas caldeiras de recuperação química e aumentando também, o seu poder calorífico inferior. Os evaporadores de múltiplos efeitos são vasos que trabalham com valores de pressão negativa,diminuindo o uso de energia no processo de evaporação da água, essa energia é fornecida pelo vapor de água superaquecido. O equipamento em questão são trocadores de calor construídos por placas de aço inox, onde o licor escorre pela parte externa da placa, formando uma película, e pelo interior da placa injeta-se vapor d’água a 5 bar. No final do processo de evaporação o licor preto é concentradoa 73% sólidos para ser utilizado como combustível nas caldeiras de recuperação química. A análise exergética mostra a eficiência do processo, de acordo com os conceitos de massa e balanços energéticos da primeira lei da termodinâmica, bem como o uso de entropia e sua relação com o meio ambiente através da análise de segunda lei da termodinâmica. Pela análise, é possível identificar, localizar,avaliar e atribuir valores reais para as perdas, proporcionando assim uma utilização mais eficiente da energia. Os resultados indicam que as perdas de energia ocorrem, para que possamos reduzir essas perdas, melhorando a eficiência do sistema e reduzindo o custo com o vapor.

Palavras-chave: Licor preto, evaporação, análise exergética, exergia, processo Kraft.

INTRODUÇÃO
O licor preto é umproduto de extrema importância para a indústria de extração de celulose e fabricação de papel no cenário mundial. No Brasil e no mundo o momento é de grande investimento no setor devido à grande aumento no consumo de papeis. O Brasil, e em 2010, ocupava a 4ª posição mundial com quase 14 milhões de toneladas de celulose extraída e o 9º lugar entre os principais fabricantes de papel do mundo, com 9,8milhões de toneladas (BRACELPA, 2011). Diante desse cenário de crescimento, o licor preto se tornou o grande responsável pela viabilidade econômica do setor, sendo suportado por uma tecnologia altamente aprimorada, tornando assim as empresas brasileiras altamente competitivas no mercado internacional. A Figura 1 mostra o crescimento da utilização do licor preto como combustível no Brasil em relaçãoa outras formas de combustíveis (BRACELPA, 2011). O gerenciamento de obtenção, armazenamento e queima do licor preto tem se tornado cada vez mais aprimorado para que as questões ambientais sejam mantidas e sustentadas dentro dos requisitos legais estipulados pelos órgãos ambientais

1

Figura 1: Aumento do consumo de licor preto no Brasil. Fonte BRACELPA, 2011. O licor preto é utilizado comocombustível nas caldeiras de recuperação química com dois propósitos:  Recuperar os compostos químicos utilizados no cozimento da madeira.  Gerar vapor em sua combustão. Sendo o licor preto um subproduto no processo de extração da celulose, a sua utilização como combustível proporciona um preço do vapor gerado mais baixo da matriz energética, e com isso um preço do produto final (polpa de...
tracking img