Celulose alpha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Qual o problema principal do caso estudado?
Resposta: Promover o desenvolvimento das lideranças da organização. Para tanto, a empresa implantou um programa de DO com foco na formação de líderes, pois a mesma percebeu a necessidade de buscar formas para suportar o desenvolvimento contínuo de suas lideranças, face à necessidade da empresa em estar preparada não apenas para o crescimento, mastambém para a sucessão das lideranças, fruto de processo de renovação natural.

2.Quais as características da cultura da empresa em estudo?
Resposta: Sabemos que cultura organizacional é o modo de vida próprio de cada organização, baseado num conjunto de crenças, normas, regras e valores.
Entre as diversas características da cultura da empresa em estudo, podemos citar que a mesma possui umacultura organizacional dinâmica, é uma empresa que se adapta as condições ambientais; conta com o comprometimento e participação de todos em seus processos; além de ser uma empresa que acredita e aposta em mudanças.

3.Como você percebe o cenário de negócios e quais as mudanças percebidas no cenário?
Resposta: É um cenário que confirma a necessidade da organização de conduzir um processo demudança pautada no desenvolvimento individual e coletivo dos seus profissionais e da organização como um todo.
Já as mudanças percebidas, foram muitas, mas entre elas podemos citar que a prática do DO que foi esquecida pela academia, ainda sobrevive no contexto empresarial , com algumas adaptações mas sem perder a sua essência , que são os conceitos e fundamentos característicos dessa estratégiade mudança e de reaprendizado individual e coletivo.

4.Qual a proposta do artigo?
Resposta: A proposta do artigo é descrever e analisar a operacionalização do processo de DO, verificando os impactos na formação de lideranças da empresa Alpha, fundamentando-se na perspectiva comportamental, enfocando aspectos como desenvolvimento organizacional, mudança organizacional e as teorias deliderança.
5.Dê sua opinião geral sobre o estudo de caso.
Resposta: Aqui, percebe-se que há um esforço em entender e aceitar a necessidade da mudança abandonando velhas práticas, bem como o de aprender e agir de uma nova forma. Mas a incorporação de um novo modelo, só se dará por meios de mecanismos de suporte e de reforço, sendo um deles o desenvolvimento de lideranças e o reconhecimento do esforçoindividual e coletivo com o processo de mudança. O DO foi a estratégia utilizada pela empresa para desenvolver suas lideranças, objetivando com isso tornar a organização mais competitiva e mais agradável para os colaboradores, construindo assim uma nova realidade organizacional.

6.Qual foi a divergência encontrada no caso?
Resposta: Observou-se uma relativa diferença de percepção entre líderes eliderados quanto aos estilos predominantes. Para os liderados, os estilos coercitivo, democrático e afetivo são os mais presentes nas lideranças. Já para os líderes, os estilos democráticos e afetivos são os predominantes. Isso mostra que, embora as lideranças percebam-se como pessoas abertas para o diálogo, os subordinados percebem algum tipo de intimidação e radicalismo das lideranças, no quediz respeito ao cumprimento de ordens.

7.Explique o processo de DO na empresa Alpha.
Resposta: Para a operacionalização do DO, a organização contou com a intervenção de uma empresa de consultoria que participou das fases de concepção, planejamento e implementação do processo de mudança organizacional planejada. O DO foi a estratégia utilizada pela organização para desenvolver suas lideranças.Inicialmente, foram feitas coleta de dados à análise de documentos, relatórios e diversos outros documentos disponibilizados pela empresa relativos às etapas de DO, realização de entrevistas com gestores, colaboradores e equipes de consultores que participaram do processo. (pesquisa ação do tipo colaborativa).
À partir do resultado da pesquisa, o processo realizou-se em 3 etapas (estando a...
tracking img