Celulites

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6502 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1.0- Introdução
A celulite é uma infecção da pele e tecidos subcutâneos que pode afetar qualquer área do corpo, é caracterizada por lesões eritematosas (vermelhidão), calor, inchaço e dor. Pode causar febre, calafrios e inchaço das glândulas. Pode decorrer da contaminação de lesões ou ferimentos preexistentes na pele, isto é, uma infecção secundária. Um ferimento mal higienizado pode favorecer odesenvolvimento de infecções bacterianas.
Os principais agentes causadores da celulite são bactérias como Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes que penetram na pele após uma fissura como corte da pele, perfurações, picadas de insetos, mordidas de animais, ou mesmo por falta de higiene e sistema imunológico debilitado.
A infecção por estreptococos apresenta inicialmente uma lesãoinflamatória, com a região avermelhada e posteriormente secreção purulenta, evoluindo para crostas; a infecção provocada por estafilococos produz mais secreção purulenta e pode apresenta bolhas.
A prevenção é o melhor remédio. O tratamento deve ser iniciado logo após o aparecimento dos primeiros sintomas. É importante lavar bem a ferida, corte ou lesão, usar anti-sépticos, e antimicrobianos locais.Para casos já disseminados, os médicos podem prescrever o uso de antibióticos. Esse procedimento, deve ser acompanhado por um médico, como dermatologista que irá identificar o agente causador determinando qual a melhor forma de tratamento.
O diagnóstico é feito através da história clínica, exame físico, cultura da ferida e exame de sangue para confirmar o diagnóstico. É indicado fazer uma culturaem laboratório para que seja identificado o microorganismo e juntamente já se faz a seleção do(s) antibiótico(s) apropriados ao tratamento.

2.0 Etiologia e Fatores de Risco
É causada por bactérias como Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes que penetram na pele após uma fissura como corte da pele, perfurações, picadas de insetos, mordidas de animais, ou mesmo por falta de higiene esistema imunológico debilitado. Os membros inferiores são os locais mais comuns de infecção.
A varicela é considerada um fator de risco importante em crianças, bem como a diabetes, desnutrição, anemia, alimentação deficiente, entre outros fatores que pode causar uma disfunção no sistema imunológico com comprometimento da função dos anticorpos responsáveis pelo combate a infecções e proteção doorganismo contra os agentes patogênicos, criando uma situação favorável.

2.1- Fisiopatologia
A celulite é secundária a algum fator de risco como fissuras na pele, que inclui cortes, bolhas, queimaduras ou picadas de insetos ou feridas cirúrgicas. Infecção dos folículos pilosos e do tecido que fica logo abaixo da pele, falta de higiene adequada ou sistema imunológico debilitado. Entãoacontece a infecção, que pode ser causado por varias bactérias diferentes, mas entre elas as mais comuns são Staphylococcus aureus e Streptococcus pyogenes.

2.2- Sinais e Sintomas
Na celulite, a pele fica vermelha e inchada e é ao mesmo tempo quente e dolorosa ao toque, às vezes é acompanhado de febre, mal estar, calafrios, inchaço das glândulas e dor de cabeça. Quando os antibióticos não sãodados, pode progredir para abscessos (bolsas de pus) e danos no tecido. Pequenas manchas vermelhas podem aparecer em cima da pele avermelhada, e menos comumente, pode formar pequenas bolhas e estourar. Além dessas manifestações a celulite pode deixar cicatrizes.
A principal área afetada pela celulite são as nádegas, mas pode se localizar em qualquer área do corpo, sua preferência é porárea do corpo que contem mais pelos como axilas, pescoço e membros inferiores. Pode se localizar também na região da face, que se não for tratada pode evoluir para o cérebro e causar meningite, além de que a celulite da órbita pode provocar cegueira. As crianças principalmente costumam coçar a ferida, e o dedo contaminado leva os germes para outras áreas do corpo. Em qualquer local do corpo que der...
tracking img