Celulite bacteriana

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Celulite

Introdução

O termo celulite causa alguma confusão por designar duas doenças diferentes. Aquelas irregularidades na pele por acúmulo de líquido e gordura, que tanto atormentam asmulheres, popularmente conhecida como celulite, é na verdade chamada em medicina de HIDROLIPODISTROFIA GINÓIDE. O que veremos a seguir é a celulite (uma infecção difusa nas camadas profundas da pele e, porvezes, até por baixo delas).
A celulite é facilmente reconhecível, mas identificar as bactérias causadoras da infecção torna-se mais difícil. Os médicos costumam recolher amostras de sangue (porvezes de pele) que são enviadas para o laboratório, onde se semeiam e identificam as bactérias.

Causas
A causa mais frequente da celulite, sobretudo se houver uma ferida prévia, é uma infecçãoestreptocócica. No entanto, muitas outras bactérias podem provocar celulite, especialmente depois de mordeduras de pessoas ou de animais ou após lesões feitas dentro de água. Ou seja, a infecção ocorrequando existe uma porta de entrada, como uma ferida ou uma picada de inseto, por exemplo. Segundo a médica, o problema pode ocorrer no rosto, em função de uma acne ou de um problema odontológico. Nessecaso, o cuidado deve ser redobrado.

Na face é mais perigoso porque pode levar a uma meningite bacteriana ou a lesões nos olhos — alerta.
A infecção afeta, sobretudo as pernas e começa, comfrequência, por uma alteração cutânea causada por uma lesão menor, uma úlcera ou uma infecção micótica entre os dedos. Os recém-nascidos estão mais sujeitos à ação de estreptococos, estafilococos e hemófilos.Os idosos, por sua vez, podem ser afetados por micro-organismos do tipo pseudômonas.

Sinais e sintomas

Rubor (vermelhidão);
Calor local;
Dor intensa;
Edema;
Febre depois de alguns dias;Perda de apetite;
Náuseas;
Vômitos;
Mal estar;
Cefaleia.

Cuidados de enfermagem

Compressas mornas;
Elevação dos membros afetados, diminuindo o desconforto;
Administrar medicação prescrita;...
tracking img