Celulas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Tema:
 
Células Tronco
 
Pergunta
Qual a importância do uso de células tronco embrionárias?
-Clonagem humana
-Clonagem Animal
-A ética em relação ao estudo das CTE
 
Introdução

Células - tronco além de possuírem características de auto-renovação, que é a capacidade de gerar copias idênticas a si mesmo, ela  são definida como célula com capacidade de gerar tipos de tecidos celularese reconstruir diversos tecidos.
 
Elas podem ser classificadas como Totipotentes (que são aquelas com capacidade de diferenciarem-se em todos os 216 tecidos que formam o corpo humano) as Pluripotentes ou multipotenyes (são aquelas capazes de deferenciar-se em quase todos os tecidos humanos), Oligotentes (se diferenciam em poucos tecidos), Unipotentes (são as que diferenciam-se em um únicotecido). 

  Podem ser obtidas por:

 Clonagem Terapêutica que é a manipulação genética que fabrica embriões a partir da transferência do núcleo das células já diferenciada, de um adulto ou de e um embrião, para um óvulo se núcleo.

A partir do corpo humano sendo fabricadas em alguns tecidos  do corpo,como medula óssea,sistema nervoso,epitélio,mas ela possuem limitações quanto a diferenciação emtecidos do corpo humano.È o que chamamos de células - tronco adultas onde o seu papel primário num organismo vivo é manter e reparar tecidos os quais elas são encontradas.As CTA são mais utilizadas para fins medicinais ,pelo fato de serem retiradas do próprio paciente oferecem  baixo risco de rejeição nos tratamentos médicos.Em comparação com as CTE elas apresentam desvantagem,já que possuempouca capacidade de transformação.

Por Embriões Descartados (inviáveis para implantação) e Congelados encontrados em clinicas de reprodução assistida. È o que chamamos de células - tronco embrionário.
 
As células troncas embrionárias são derivadas de embriões, que se desenvolvem de óvulos fertilizados “in vitro” e doados para propósitos de pesquisa com o consentimento dos doadores, ou podem serproduzidos através da clonagem para fins terapêuticos.
 
A forma mais utilizada para a obtenção das CTE é por meio de embriões congelados, que é quando óvulos fertilizados se desenvolvem até o estagio conhecido como blastócito. Após chegar a este estagio o embrião é destruído para a retirada das CTE.

Blastócito são células entre o quarto e o quinto dia apos a fecundação. Antes da implantaçãono útero o blastocisto corresponde a aproximadamente 150 células. Que a fase embrionária, denominada gástrula, é considerada uma célula indiferenciada da fase.

As CTE são consideradas esperanças de cura para algumas doenças graves que geralmente levam a óbito. Pois podem se converter em quase todos os tecidos do corpo humanos. Porém o método utilizado para tal procedimento é bastante polemicojá que para se obter resultados é preciso a destruição de embriões.
 
 
Clonagem Humana
 
Clonagem é a produção de indivíduos geneticamente iguais. È um processo de reprodução assexuada que resulta em copias genéticas é a produção de indivíduos geneticamente iguais. É um processo de reprodução assexuada que resulta na obtenção de cópias geneticamente idênticas de um mesmo ser vivo -microorganismo, vegetal ou animal.
Clonagem em biologia é o processo de produção das populações de indivíduos geneticamente idênticos, que ocorre na natureza quando organismos, tais como bactérias, insetos e plantas reproduzirem assexuadamente. Clonagem em biotecnologia refere-se aos processos usados para criar cópias de fragmentos de DNA (Clonagem molecular), células (Clonagem Celular), ou organismos.Mais genericamente, o termo refere-se à produção de várias cópias de um produto, tais como os meios digitais ou de software.
Existem vários tipos de clonagem com: Clonagem Natural é em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada, como é o caso das bactérias, dos seres unicelulares e até mesmo de relva de jardim.
Clonagem Induzida é feita a partir de um processo no qual é retirado...
tracking img