Celulas troncos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 39 (9504 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
TRABALHO

1 - SOBRE A VIDA:
Qdo começa? Origem (Breve Relato)
Para elucidar, socorre-se da Lei N.10.406;2002- Código Civil reproduzindo os artigos 1 e 2


At. 2º: trata da personalidade civil da pessoa que começa desde o nascimento com vida, mas a lei põe a salvo, desde a concepção, os direitos do nascituro.

- Fertilização: União da célula sexual masculina com a célula sexualfeminina
- Concepção: Conjunto dos fenômenos que levam à formação do zigoto
- Zigoto: Célula resultante da fertilização de um óvulo por um espermatozóide.
1 – CÉLULAS TRONCO:
São células primitivas, produzidas durante o desenvolvimento do organismo e que dão origem a outros tipos de células (http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A9lula-tronco)
Podem ser definidas como um tipo de células capaz dese transformar em diferentes tecidos no organismo. São células imaturas, capazes de gerar células filhas diferenciadas, ou seja, podem gerar qualquer tipo de célula existente no organismo, nos diversos tecidos e órgãos, inclusive do sistema nervoso.

2 – ONDE SÃO ENCONTRADAS:

Em embriões recém-fecundados (blastocistos), criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados notratamento da infertilidade (chamados embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo celular de uma célula adulta em um óvulo que teve seu núcleo removido - reposição de núcleo celular (denominado clonagem); células germinativas ou órgãos de fetos abortados; células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento;alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea) e células maduras de tecido adulto reprogramadas para ter comportamento de células-tronco. (Alexandra Vieira, farmacêutica e bioquímica, pesquisadora da Fundação Zerbini/INCOR, em São Paulo, em entrevista para a Redação Terra
noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI472268-EI1434,00.html)
3 – DIFRENÇAS ENTRE CÉLULA-TRONCO EMBRIONÁRIA E CÉLULATRONCO ADULTA:
- Célula-tronco embrionária (pluripotente): São células primitivas (indiferenciadas) de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão ou tecido do organismo.
- Célula-tronco adulta (multipotente): é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e (com certa limitação)diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina.
4 – TIPOS:
São de diversos tipos e um verdadeiro tesouro, pois podem originar outros tipos de células e promover a cura de diversas doenças como o câncer, o Mal de Alzeimer e cardiopatias. Estamos falando das células-tronco, foco de discussões entre cientistas, leigos e políticos.
4.1 – Adultas:

1.Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias;
2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião;
3. Multipotentes - podem produzir células de várias linhagens;
4. Oligopotentes - podem produzir células dentro de uma única linhagem e
5. Unipotentes - produzem somente um único tipo celular maduro
4.2 – Embrionárias:
O fato é que alegislação brasileira sobre pesquisas com células-tronco de embriões humanos, já aprovada no Congresso Nacional, permite o uso dessas células para qualquer fim. Mas a lei de Biossegurança aguarda aprovação na Câmara dos Deputados. E muita polêmica ainda pode surgir, já que a Igreja e outros grupos são contra a utilização de células-tronco embrionárias.
Alexandra Vieira, farmacêutica e bioquímica,pesquisadora da Fundação Zerbini/INCOR, em São Paulo, em entrevista para a Redação Terra
noticias.terra.com.br/ciencia/interna/0,,OI472268-EI1434,00.html
5 – UTILIDADE:
Uma das principais aplicações é produzir células e tecidos para terapias medicinais. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de...
tracking img