Celulas tronco

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Há dois tipos de células-tronco: células-tronco embrionárias e células-tronco adultas. Células-tronco embrionárias vêm de um embrião - a massa de células na primeira fase no desenvolvimento humanoque, se implantada no útero feminino, eventualmente desenvolverá um feto. Quando o embrião está entre o terceiro e o quinto dia de idade, ele contém células-tronco, que estão trabalhando para criar osvários órgãos e tecidos que formarão o feto.

Os adultos também têm células-tronco nocoração, cérebro, medula óssea,pulmões e outros órgãos. Eles são nossos kits de reparos embutidos, regenerandocélulas danificadas por doenças, ferimentos e desgaste diário. As células-tronco adultas já foram vistas como sendo mais limitadas, apenas desenvolvendo os mesmos tecidos de onde se originavam. Mas novaspesquisas sugerem que células-tronco adultas podem ter o potencial de gerar outros tipos de células, também. Por exemplo, células hepáticas podem ser atraídas a produzir insulina, que é normalmenteproduzida no pâncreas. Esta capacidade é conhecida como plasticidade ou transdiferenciação.


Princípios básicos das células-tronco
Uma célula-tronco é essencialmente o bloco de construção do corpohumano. As células-tronco dentro de um embrião eventualmente crescerão em cada célula, órgão e tecido no corpo do feto. Diferente de uma célula regular, que pode apenas se replicar para criar mais deseu próprio tipo de célula, uma célula-tronco é pluripotente. Quando se divide, ela pode formar qualquer uma das 220 diferentes células no corpo humano. As células-tronco têm também a capacidade deauto-renovação - elas podem se reproduzir muitas vezes.
Células-tronco podem também ser usadas para reparar células ou tecidos danificados por doença ou ferimento. Este tipo de tratamento é conhecidocomo terapia baseada em células. Uma aplicação potencial é injetar células-tronco embrionárias no coração para reparar células que foram danificadas por um ataque cardíaco. Em um estudo da Clínica...
tracking img